A empresa de software Turbine Kreuzberg, sediada em Faro, visitou escolas farenses para falar sobre a importância da diversidade na tecnologia, num evento promovido pela Portuguese Women in Tech.
“As mulheres estão fortemente sub-representadas em empregos tecnológicos. É frequente dizer-se que a falta de informação e os preconceitos afastam os talentos femininos dos empregos tecnológicos.”, explica a Turbine Kreuzberg em comunicado.
Com o objetivo de reduzir a barreira de entrada das mulheres nesse mercado de trabalho, a Portuguese Women in Tech (PWIT) e a agência de software Turbine Kreuzberg visitaram a Escola Secundária Tomás Cabreira e a Escola Básica Joaquim Magalhães para mostrar aos alunos o trabalho diário de um programador, responder a todas as suas perguntas e promover a importância de um ambiente diversificado.
Este é um evento inserido na iniciativa nacional “Future PWIT”, que tem como objetivo atrair mais jovens mulheres para a área tecnológica.
A sessão decorreu no dia 23 de outubro e consistiu numa apresentação do mercado tecnológico em Portugal, seguida de um painel de discussão com Liliana Pereira (programadora Back-end) e Ana Picoito (programadora Front-end) da Turbine Kreuzberg, moderado por Valter Miguel, professor na Escola Secundária Tomás Cabreira.
Alunos colocaram questões sobre tecnologia
Houve ainda tempo para a sempre essencial sessão de perguntas e respostas, na qual os alunos puderam colocar todas as questões que têm sobre o mundo da tecnologia.
Liliana Pereira realça que “estas iniciativas são importantes para desmistificar as ideias erradas que o cinema e as redes sociais criam”, pois, na sua visão “iniciativas como estas mostram a diversidade de áreas e funções que existe dentro do mundo tecnológico”.
“Como programadora, a maioria dos meus colegas de equipa ainda são homens”, comentou Ana Picoito e acrescentou “Embora adore a minha equipa, seria ótimo ter mais companheiras, pois penso que uma “perspetiva feminina” contribui para a eficácia da equipa”.
A também programadora Liliana Pereira reforçou a ideia, dizendo “é por isso que me interessa partilhar o meu exemplo às raparigas mais novas, para despertar o seu interesse pela programação e, quem sabe, aliviar um pouco os seus receios. Em especial também porque estas iniciativas são importantes para desmistificar as ideias erradas que o cinema e as redes sociais criam. Aqui temos a oportunidade de mostrar a diversidade de áreas e funções que existe dentro do mundo tecnológico”
“As mulheres são capazes de se destacar em empregos tecnológicos tanto como os homens”, afirma Liliana Castro, co-fundadora do PWIT.
“A nossa missão é educar as raparigas sobre as suas possibilidades de carreira no mercado de trabalho tecnológico e fornecer-lhes exemplos de mulheres com carreiras de sucesso. É por isso que temos o prazer de trabalhar em conjunto com a Turbine Kreuzberg, uma empresa motivada pelo desejo de aumentar a percentagem de mulheres entre os seus funcionários, nestes eventos”, afirma Valter, professor da Escola Secundária Tomás Cabreira e moderador do painel
“Tentamos dar aos nossos alunos uma visão do mundo do trabalho tanto quanto possível, por isso ficámos felizes quando a Turbine Kreuzberg e a PWIT nos abordaram com a ideia deste evento”, acrescenta.
Sobre a Turbine Kreuzberg
A Turbine Kreuzberg é uma empresa de software com escritórios em Berlim, Faro e Bishkek. Com mais de 150 engenheiros e especialistas em tecnologia, as equipas da Turbine Kreuzberg desenvolvem e operam plataformas de comércio digital e aplicações empresariais.
Para além da implementação, a Turbine Kreuzberg ajuda as empresas a definir as estratégias tecnológicas certas para o seu negócio – desde a conceção de arquitecturas de sistemas e de software, até à procura dos modelos de implementação certos e à avaliação de abordagens tecnológicas de ponta numa fase inicial.
Leia também: Alunos de Faro podem candidatar-se a bolsas de estudo em novembro