Os investigadores da NordVPN desenvolveram um método para os consumidores verificarem se os seus dispositivos estão a escutar as conversas que têm e a utilizar essas informações para enviar anúncios personalizados. A realidade é que, sim, o seu telemóvel pode estar a espiá-lo. Os smartphones estão equipados com microfones que permanecem sempre ativos para permitir que assistentes virtuais respondam a comandos de voz. No entanto, esses assistentes também podem captar conversas de fundo e usar essa informação para apresentar publicidade direcionada. Saiba como proceder para saber se o seu telemóvel ouve as suas conversas.
O teste proposto pelos investigadores consiste em falar sobre temas específicos perto do telemóvel, analisando se, posteriormente, surgem anúncios relacionados com esses assuntos. Os temas escolhidos pelos investigadores incluíram tópicos como animais, destinos de viagem e artigos de moda. Pouco tempo depois, começaram a surgir publicações patrocinadas em redes sociais, como anúncios de viagens e campanhas de caridade para animais. Esta prática não é ilegal, desde que o utilizador dê consentimento para a recolha de dados pessoais ao aceitar os termos e condições das aplicações.
Se quer verificar se o seu telemóvel ouve mesmo as suas conversas, siga estes passos propostos pela Human Resources Portugal:
- Escolha um tema novo: pense num tema que nunca tenha pesquisado ou discutido perto do seu telemóvel e que não esteja relacionado com os seus interesses ou comportamento online.
- Converse sobre o tema: durante alguns dias, fale sobre esse assunto junto ao seu telemóvel, utilizando palavras-chave específicas. Por exemplo, mencione hotéis ou atrações turísticas de um país onde nunca pensou em ir.
- Use o telemóvel como habitualmente: continue a utilizar o seu dispositivo como de costume, mas evite procurar ou interagir com conteúdos relacionados com o tema que escolheu.
- Observe os anúncios: nas semanas seguintes, preste atenção aos anúncios que surgem no seu telemóvel ou noutros dispositivos. Se notar publicidade relacionada com o tema escolhido, pode ser um sinal de que o seu dispositivo está a captar as suas conversas.
Este simples teste permite perceber se o telemóvel está a utilizar informações captadas através de conversas para enviar publicidade personalizada.
Leia também: Estas aplicações do telemóvel podem esvaziar a sua conta bancária: veja como se proteger