O município de Vila Real de Santo António, que assume actualmente a sede da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (Aicei), organiza, em parceria com o município da Covilhã, entre 13 e 15 de Outubro, o XI Congresso Internacional da Aicei, cujo tema é “Conhecimento e Mercantilismo”.
A comissão de honra do congresso, que terá lugar na cidade da Covilhã, é constituída, entre outras personalidades, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; pelo ministro da Cultura, Luís de Castro Mendes; pelo secretário-geral da Aicei e presidente da autarquia de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, bem como pelo presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira.
Para Luís Gomes, secretário-geral da Aicei, “este evento permite a troca de experiências entre as várias cidades e entidades que melhor representam o espírito iluminista”, das quais se destacam Barcelona, Valência, Ferrol, Es Castell, Cádiz, Vila Real de Santo António, Cartagena e Coimbra.
Esta edição do congresso terá como tema “Conhecimento e Mercantilismo” e contará, entre outros oradores, com a presença do professor Eduardo Horta Correia, um dos maiores especialistas nacionais no estudo da arquitectura iluminista, em particular da cidade pombalina.
De acordo com Luís Gomes, que irá proceder à abertura dos trabalhos, com esta missão, Vila Real de Santo António reforça ainda mais a sua importância como cidade iluminista, estando empenhada em promover um debate amplo sobre os desafios que se colocam à regeneração urbana, tendo em vista a preservação arquitectónica”.
Além do vasto programa, que contará com palestras, exposições, visitas, concertos, e recriações históricas, o congresso irá dar as boas vindas e formalizar as novas adesões à Aicei da Câmara de Lisboa, assim como as cidades convidadas de Nuevo Baztán (Catalunha) e La Carlota (Córdova).
Paris, Edimburgo e São Petersburgo são outras das metrópoles que, em breve, se poderão juntar à rede.