Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

Ucrânia: a história de Dimitry que nadou 20 quilómetros em mar gelado para fugir de Mariupol [vídeo]

Amarrou garrafões de água para despistar russos.

20:53 15 Abril, 2022 20:53 15 Abril, 2022 | SIC Notícias

Dificilmente se consegue fugir de Mariupol sem ser através dos corredores humanitários, mas um homem conseguiu sair pelo mar. Nadou durante duas horas e meia até a uma cidade costeira e depois fugiu para Lviv.

Dimitry está em Lviv há umas semanas, mas ainda não encontrou alternativa, nem paz. A cabeça está na terra natal: Mariupol. E a memória continua presa à cidade em ruínas e à fuga forçada decidida em desespero.

Viu a única solução no mar e arriscou. Nadou 2 horas e meia por um mar de Azov gelado. Entrou no mar perto do porto de Mariupol e só saiu 20 quilómetros depois.

“Estava um gelo, mas sabia que conseguia fazê-lo. Atei dois garrafões de 5 litros de água vazios um ao outro para que não se visse a minha cabeça. Devia parecer lixo a fluturar na água”, conta.

A pressa em chegar à plataforma tem uma justificação: estava para chegar o vizinho e amigo de Mariupol Artem Kuzmenko, a única companhia para o futuro incerto.

O amigo conseguiu fugir, mas demorou quase 3 semanas a chegar a Lviv.

Seguem caminho para o abrigo, onde tudo o que têm agora são algumas roupas e um colchão no chão de um ginásio.

  • VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Navegação e distância foi determinante para localização da ponte entre Alcoutim e San Lucar del Guadiana
    Navegação e distância foi determinante para localização da ponte entre Alcoutim e San Lucar del Guadiana
  • Bactéria Legionella detetada em dois edifícios do Instituto Superior Técnico
    Bactéria Legionella detetada em dois edifícios do Instituto Superior Técnico
  • PJ integra operação que desmantelou grupo internacional de cibercrime
    PJ integra operação que desmantelou grupo internacional de cibercrime
  • Município de São Brás de Alportel emite voto de pesar pelo falecimento de Graça Lobo
    Município de São Brás de Alportel emite voto de pesar pelo falecimento de Graça Lobo
  • Concurso para médicos de família com mais candidatos admitidos do que vagas abertas
    Concurso para médicos de família com mais candidatos admitidos do que vagas abertas

Opinião

  • A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
    A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
  • Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
    Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
  • Tem tosse? Não se esqueça de comprar com conselho, para não agravar a doença | Por Mário Beja Santos
    Tem tosse? Não se esqueça de comprar com conselho, para não agravar a doença | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
    Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
  • Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
    Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve