A Universidade do Algarve tem inscrições abertas, até ao próximo dia 17 de Abril, para as provas de acesso ao concurso especial para maiores de 23 anos.
De modo a ajudar os candidatos na preparação para a prova da componente específica de matemática, o Instituto Superior de Engenharia irá leccionar um curso de preparação, cujas inscrições estão abertas até à próxima sexta-feira e podem ser efectuadas em http://ise.ualg.pt.
Os interessados em ingressar na UAlg através deste concurso, não necessitam de ter habilitação académica, devendo apenas ter cumprido 23 anos até Dezembro do ano que antecede a candidatura. A prova, que inclui uma componente específica e uma componente de Língua Portuguesa, tem como principal objectivo avaliar o potencial do candidato para ingressar no Ensino Superior. A avaliação do currículo escolar e profissional e uma entrevista são os métodos de selecção que se seguem às provas.
O concurso para Maiores de 23 destina-se a todos aqueles que desejam construir o seu próprio projecto pessoal e valorizar o seu futuro. Tiago Rosário, aluno do curso de licenciatura em Agronomia da UAlg, que ingressou através deste concurso, acredita que esta “é uma excelente oportunidade para quem pretende aprender e obter uma formação superior, mas que por alguma razão não completou o 12ºano”.
O testemunho de um aluno que ingressou na Universidade do Algarve
Com uma experiência profissional diversa, Tiago decidiu ingressar na UAlg por sentir “necessidade de adquirir novos conhecimentos e melhorar a minha formação académica”. Já a escolha da licenciatura, Agronomia, deveu-se ao facto de sempre se ter sentido “atraído pela área da produção, do sector primário”.
Relativamente à sua experiência enquanto aluno universitário, Tiago garante que está “muito contente por viver esta experiência. Tem sido muito enriquecedora a vários níveis, principalmente na amizade e interajuda com os colegas, na disponibilidade e proximidade dos professores”. Garante ainda que “a oportunidade que a Universidade dá às pessoas de poderem voltar a estudar ‘depois do seu tempo’ é uma mais-valia para todos”.
Na sua opinião, também os alunos mais jovens podem beneficiar do contacto com os alunos maiores de 23 anos, porque “podem aprender com as suas vivências e experiências”. O aluno acredita, ainda, que a sociedade beneficia por ter licenciados tão diversificados no mercado de trabalho.
Mais informações disponíveis em: http://www.ualg.pt/pt/content/maiores-23-anos-5 .