Nos últimos anos, a air fryer tornou-se um dos eletrodomésticos mais populares entre os portugueses. Prática e versátil, a sua promessa de cozinhar alimentos de forma mais saudável, sem perder sabor ou textura, conquistou muitos adeptos. No entanto, ao contrário do que muitos utilizadores da air fryer pensam, nem tudo pode ser cozinhado com recurso a este eletrodoméstico. Existem pelo menos quatro receitas que nunca deve fazer na air fryer.
O aumento da popularidade de um eletrodoméstico como a air fryer fez com que os seus utilizadores ficassem também a conhecer alguns dos seus pontos mais fracos. É que o Notícias ao Minuto cita duas autoras de livros de cozinha que alertam para o facto de existirem pelo menos quatro receitas que nunca deve arriscar fazer na air fryer, sob pena de os alimentos ficarem mal cozinhados.
Por exemplo, nunca faça bolos com o apoio deste eletrodoméstico. Alyssa Rivers, uma autora de livros de receitas, explica que o ar muito rápido da air fryer pode fazer com que os bolos cozinhem de uma forma pouco uniforme. Holly Nilsson, outra autora de livros de receitas, aconselha também a evitar fazer pipocas, uma vez que a maioria das air fryers não aquecem o suficiente para as fazer.
Também é de evitar qualquer tipo de receita que inclua alimentos envolvidos em massas húmidas. É o caso de receitas, como tempura, exemplifica Rivers. Cozinhá-los neste eletrodoméstico pode fazer com que a massa comece a escorrer pelo cesto, em vez de ficar dourada e estaladiça, contribuindo para que a comida fique empapada.
Por fim, evite recorrer à air fryer para cozinhar pedaços de carne mais duros. “Carnes, como o bife e as costeletas beneficiam de uma cozedura baixa e lenta para quebrar o tecido duro e torná-las tenras”, o que não é possível alcançar com recurso a este eletrodoméstico.
Leia também: Este novo equipamento do Lidl ajuda-o a poupar até 50% na fatura da água e custa apenas 2,99€