O historiador Marco Lopes vai orientar, no próximo dia 18, pelas 10.30 horas, o passeio “O Arraial Ferreira Neto”, inserido no ciclo “Passeios na história de Tavira”
A actividade tem como finalidade “dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial”, explica a Câmara de Tavira em nota de imprensa.
A pesca do atum, em Tavira, tem presença antiga e as almadravas que lançavam ferro nestas bandas eram sinónimo de negócio lucrativo para empresários e para o cofre régio.
Entre Maio e Setembro, de cada ano, vários pescadores e as suas respectivas famílias esperavam pela chegada do atum. Nesses meses instalavam-se nos arraiais e faziam vida em comunidade. Assim aconteceu com a Armação do Medo das Cascas e com o Arraial Ferreira Neto. Depois da destruição das habitações e dos armazéns que ficavam na ilha, culpa de vendavais e marés inclementes, a Companhia das Pescarias do Algarve decide construir um moderno e imponente bairro piscatório, em Abril de 1945. Nada falta: casas, cantina, balneários, armazéns, lavadouros, escola e igreja. Tudo na linha da arquitectura modernista e na óptica do discurso corporativista.
A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral (número máximo de 35 participantes).
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição (disponível em www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email [email protected] ou entregar na recepção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 9.30 às 12.30 e das 14 às 17.30 horas).
Mais informações podem ser obtidas através do número 281 320 500 (ext. 2308).