Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o Comandante Mário Ceríaco Dores Sousa, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade. A cerimónia de entrega da condecoração às filhas do Comandante Dores Sousa, realizou-se esta quarta-feira, no Palácio de Belém.
A Ordem da Liberdade é uma ordem honorífica portuguesa, que se destina a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação do Homem e à causa da liberdade.
Mário Ceríaco Dores Sousa, capitão-de-mar-e-guerra e um militar de Abril, nascido em Alfandanga, no concelho de Olhão, mas Tavirense por opção e de coração, foi condecorado pela sua ação a bordo do navio da Marinha de Guerra, fragata “Gago Coutinho”, em 25 de Abril de 1974.
“Cidadão exemplar, cultivando a modéstia e a honradez, sempre considerou a sua participação na revolução com um orgulhoso sentimento dum dever cumprido, numa atitude reveladora da verticalidade dos princípios dos Homens de Abril”, destaca Rui Cabrita, acrescentando que “o reconhecimento que hoje lhe foi tributado constitui um acto de justiça, que aqui se proclama, e que constitui uma honraria para os tavirenses, muito especialmente para os seus familiares e amigos”.
Naquele “dia inicial, inteiro e limpo” este HOMEM agigantou-se ao impedir que a revolução fosse manchada com sangue.
“Na fragata “Gago Coutinho”, a navegar frente ao Terreiro do Paço, rejeitou dar cumprimento a ordens que, a serem executadas, seriam considerados procedimentos hostis para com as tropas estacionadas no Terreiro do Paço, o que, a acontecer, traria catastróficas consequências, pois a fragata constituía um alvo a ser bombardeado pela forças de artilharia do Movimento das Forças Armadas, posicionadas junto ao Cristo Rei, caso tomasse qualquer atitude ameaçadora”, explica Rui Cabrita.
A forma ordeira como se viria a desenrolar a revolução, deve-se muito à corajosa atitude do Mário Ceríaco. A sua atuação foi determinante para o desenvolvimento pacífico do 25 de Abril.
Mário Ceríaco e esposa, natural da cidade do Gilão, descansam em paz em Tavira, terra que tanto amaram em vida.