As celebrações quaresmais em Tavira são marcadas por vários momentos, dos quais se destacam as procissões dos Passos, do Triunfo em Domingo de Ramos, do Enterro do Senhor e da Ressurreição (dias 22, 29 de Março, 3, 5 de Abril, respectivamente), a Via Sacra (dia 30 de Março), assim como o Concerto de Páscoa pela Orquestra Clássica do Sul (5 de Abril).
A procissão dos Passos, organizada pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, realiza-se, no próximo domingo, pelas 16 horas, com saída da Igreja de S. Francisco.
Este acto religioso surgiu, em Portugal, no século XVI, e simboliza o caminho de Jesus com a cruz às costas, desde o pretório até ao calvário.
No dia 29 de Março, Domingo de Ramos, pelas 16 horas, terá lugar a procissão do Triunfo, com partida da Igreja do Carmo.
Esta procissão, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Monte do Carmo, é composta vários andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte.
Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira.
A Via Sacra, promovida pela Comunidade Cristã de Tavira, decorrerá, no dia 30 de Março, a partir das 20.30 horas, com saída da Igreja de S. Francisco e chegada à Ermida de Santa Ana, num percurso composto por catorze estações.
Trata-se de uma manifestação da fé cristã que tem como objectivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver, através de um caminho espiritual, dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo na terra.
A procissão do Enterro do Senhor terá lugar, no dia 3, Sexta-feira Santa, pelas 21 horas, a partir da Igreja da Misericórdia.
Este acto religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.
No dia 5 de Abril tem lugar, pelas 10 horas, a procissão da Ressurreição com saída da Igreja de Santa Maria do Castelo.
Ainda no âmbito das celebrações pascoais decorre, no dia 5 de Abril, pelas 18 horas, na Igreja do Carmo, o Concerto de Páscoa pela Orquestra Clássica do Sul, numa organização da Câmara de Tavira e Associação Musical do Algarve.