A antiga Rua da Corujeira Pequena, em Tavira, está agora renovada com a colocação de um novo piso e de um corrimão central para facilitar a mobilidade dos munícipes.
Esta é uma requalificação de “grande importância”, segundo o presidente da Câmara, Jorge Botelho, uma vez que a rua dá acesso ao histórico Largo de São Brás, onde a maioria dos moradores são idosos e ”com mobilidade muito condicionada”. “A cidade assim fica um pouco melhor”, acrescenta.
Jorge Botelho conta que a autarquia teve conhecimento de algumas quedas de pessoas nos últimos tempos, precisamente por o piso ser “irregular” e as pedras serem “muito antigas” e “redondinhas”, o que dava “pouco suporte” às pessoas que por ali passavam. Um cenário que já não existe, graças a um investimento do município na ordem dos 20 mil euros.
“A ideia foi criar um corrimão ao meio para que as pessoas se possam apoiar, e junto ao corrimão criar uma peça de pedra contínua, que permite ter um piso mais liso possível dentro do envolvimento e do enquadramento paisagístico e arquitectónico da zona, sendo o resto colmatado com calçada”, explica o presidente.
A Rua da Corujeira Pequena faz parte de um conjunto de intervenções aos acessos ao Alto de São Brás, como a regularização total do piso da Rua dos Fumeiros de Trás, Rua dos Fumeiros Diante e Rua do Salto. “Fazia falta a melhoria da qualidade da mobilidade das pessoas”, afirma Jorge Botelho.
Apesar de ser uma obra há muito desejada pelos tavirenses, o autarca lembra que a requalificação da famosa rua que liga o Largo de São Brás à Rua Almirante Cândido dos Reis não estava no programa eleitoral. “Esta é uma das intervenções que eu não prometi e que está feita, como muitas outras”, refere.
A não integração no projecto de uma rampa para o acesso de pessoas em cadeira de rodas motivou algum desagrado entre a população. No entanto, o presidente da Câmara justifica a situação com o facto de a rua apresentar “um declive muito acentuado, superior ao que está na legislação”, acrescentando que “o deficiente tem de conseguir subir e descer pelos próprios meios”, algo que não seria possível.
Outra das recentes intervenções a decorrer na cidade aconteceu na Rua Álvaro de Campos, em frente à Academia de Música de Tavira, empreitada na qual está prevista toda a pavimentação da zona envolvente do Largo de São Brás e que representa um investimento da autarquia de cerca de 230 mil euros.
(Com Henrique Dias Freire)