A TAP devia estar mais ativa nas bases de Faro e do Porto, e a Portugália no futuro, quando tiver mais aviões, poderá ter um papel relevante a desempenhar nestes dois aeroportos, fazendo voos ponto a ponto, à semelhança das companhias aéreas de baixo custo.
Esta é a convicção do presidente e vice-presidente do Sindicato Independente de Pilotos de Linha Aéreo (SIPLA), João Leão e André Marques, respetivamente, deixada numa entrevista ao Expresso cuja primeira parte saiu na última edição.
“Uma crítica que fazemos à gestão da TAP é o abandono da operação de Faro, há muito mercado para desenvolver na base algarvia. É um erro não o fazer”, defende André Marques. O aeroporto do Porto também poderia ser mais explorado, acrescenta João Leão.
“Neste momento não temos aviões para estar mais presentes em Faro e no Porto, até porque estamos a fazer muitos voos. Mas a nossa expectativa é que, quando começar a haver procura suficiente para a TAP fazer voos com o Airbus, comece a haver uma presença mais forte da Portugália (PGA) em Faro e no Porto, usando os nossos aviões. É importante abrir mercados…”, aponta João Leão.
“O Algarve tem turismo o ano inteiro. A prova disso é que muitas companhias operam lá todo o ano”, diz André Marques. E exemplifica com os casos da Ryanair, EasyJet, Tui, KLM, Lufthansa ou a Brussels. A TAP faz apenas voos Lisboa-Faro e Faro-Lisboa. Servem para alimentar o hub.
Atualmente, a Portugália está com escassez de aviões. Tem apenas 13 aeronaves, mas se o plano de reestruturação se cumprir terá 21, e há novos aviões a chegar no final deste ano ou no princípio do próximo.
Além disso, a companhia tem estado a voar bastante. Está a fazer 90% da operação que tinha em 2019, o equivalente a 25% a 30% dos voos do grupo TAP.
Em junho e agosto, com o esperado crescimento da procura, a TAP passará a voar mais e a PGA ficará mais liberta. “Dentro de seis meses a um ano haverá condições e capacidade para os aeroportos do Porto e de Faro serem mais explorados do que são hoje pela Portugália e a TAP”, concluem.
Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso