A pista do Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha cabo-verdiana do Sal, recebe há 50 anos (desde 4 de Novembro de 1964), ininterruptamente, ligações regulares operadas pela TAP, tendo o primeiro voo sido realizado com um Super constellation CS-TLC.
Três anos mais tarde a ilha do Sal receberia o primeiro voo TAP realizado com um avião a jacto, realizado com um 727 da boeing.
Actualmente com 3.270 metros de extensão, a pista daquele aeroporto internacional pode acolher aviões das classes Boeing 747/400 e Airbus 340/600 e é, a par de outros aeroportos no mundo entre os quais a base das Lages nos Açores, um dos locais de aterragem de emergência para o space shuttle da NASA (Agência Aerospacial Americana).
A TAP opera com este aeroporto seis voos semanais na época alta, a par das ligações que todas as semanas tem com a Praia (sete), São Vicente (três) e Boavista (duas), num total de 18 voos . Em época baixa a operadora nacional liga Portugal a Cabo Verde com 15 voos.
A efeméride vai ser assinalada, revela a Agência Lusa, na sexta-feira, com uma gala numa unidade hoteleira da capital cabo-verdiana, para o que estão convidadas várias personalidades locais e portuguesas, entre elas o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.
Em 2013 a TAP transportou nestas ligações 153 mil passageiros.
(com Agência Lusa)