Questão:
“Soube que está a decorrer uma campanha para a substituição de termoventiladores potencialmente perigosos. Como posso conhecer a marca em questão e fazer a troca do equipamento?”
A DECO responde…
Em Outubro de 2016, a DECO publicou um estudo sobre a segurança de alguns aparelhos eléctricos, tendo encontrado, à venda no mercado português, termoventiladores potencialmente perigosos para os consumidores.
Além da denúncia à ASAE acompanhada pelo respectivo pedido de retirada do mercado desses equipamentos perigosos, a DECO contactou os produtores e propôs uma parceria que permitisse aos consumidores, que, entretanto, tivessem comprado os termoventiladores perigosos, a sua substituição por modelos seguros.
Só a marca portuguesa ORIMA respondeu positivamente ao nosso desafio e aceitou colaborar connosco, substituindo o termo ventilador da marca ORIMA modelo ORKPT 2000 D, pelo modelo ORPT 2000 L da mesma marca.
Esta marca demonstrou total disponibilidade na recolha e substituição dos produtos perigosos, o que realça as suas práticas de mercado e a protecção dos interesses dos consumidores.
O processo de substituição dos termoventiladores decorrerá entre 15 e 19 de Maio. Para que os consumidores lesados possam ver os seus danos reparados terão de comunicar a sua intenção de substituição à DECO, por e-mail, entre 20 de Abril e 5 de Maio.
Caso pretendam exercer o seu direito à troca, devem ainda comparecer presencialmente nas instalações da DECO. No Algarve a delegação funciona, em Faro, de segunda a sexta-feira, com atendimento ao público no período da manhã entre as 10 e as 13 e no período da tarde entre as 14 e as 17 horas. Caso seja necessário podem contactar a delegação através do telefone 289 863 103 ou do email: [email protected]
Para que possa decorrer o processo de troca será necessário que o consumidor se faça acompanhar, não só do referido aparelho defeituoso, como também da respectiva factura de compra. Nestas condições ser-lhe-á disponibilizado de imediato o aparelho de substituição.
Caso tenha interesse pode consultar mais informações sobre este processo no nosso dossiê online: www.deco.proteste.pt.