A cidade de Faro recebeu profissionais ligados ao ramo da música de todo o país e que tiveram a oportunidade de assistir a 33 projetos musicais dos artistas.
A exibição dos projetos teve palco no centro cultural de Faro, pela Vila Adentro, zona ilustre de Faro, no Espaço Quintalão, fábrica, museu e na Associação Recreativa e Cultural de Músicos de Faro e continua disponível para visualização no South Music – Mundo Virtual. Para além dos 33 projetos foram realizadas seis conferências e ações de networking com o objetivo de facilitar e estabelecer contacto dos aspirantes a músicos com os profissionais da música do Algarve.
O evento foi gratuito e acompanhado pelo público através de uma plataforma digita capaz de tornar a experiência intensa e dinâmica. Os show cases foram passados em direto, com a interação de outros participantes e diferenciaram-se pela inovação, através de aplicações conjuntas que possibilitaram sentir a música através de avatares.
Dino D’Santiago, Júlio Resende, Viviane, Nuno Guerreiro e Zé Eduardo, nomes com reconhecimento a nível nacional, foram os embaixadores e deram início às conferências. Representantes das editoras como a MD Sony Music Portugal, MD Warner Music Portugal, Lovers & Lollypops e AMAEI proporcionaram diálogo relativo ao setor e a presença de jornalistas deu voz ao painel do papel da imprensa musical e a sua importância nos dias que correm.
De acordo com a organização, o South Music pretende ser um exemplo da forma de como o setor cultural e criativo pode e deve ser apoiado e incentivado. Sendo um modelo de cooperação regional, há resposta com o total apoio ao processo das candidaturas, por parte de entidades regionais como a AMAL, Universidade do Algarve e Região de Turismo do Algarve, que são coprodutoras da candidatura e da Direção Regional de Cultura, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e do Instituto Português do Desporto e Juventude de Faro que afirmam colaboração.