Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Sociedade

Sindicato dos Profissionais da Polícia avança com queixa na justiça após reportagem

“Nunca admitiremos que estratégias que visem o enfraquecimento das estruturas sindicais e da própria polícia possam prejudicar o fim a que nos propomos, ou seja a defesa do cidadão de bem”, refere o Sindicato dos Profissionais da Polícia.

23:37 18 Novembro, 2022 23:37 18 Novembro, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O Sindicato dos Profissionais da Polícia anunciou esta sexta-feira que vai avançar com uma queixa na justiça “para repor a integridade” dos associados e dos elementos da PSP, após as reportagens sobre as alegadas mensagens de racismo dos polícias.

“Não entendemos todo o alcance de alguns interesses, mas nunca admitiremos que estratégias que visem o enfraquecimento das estruturas sindicais e da própria polícia possam prejudicar o fim a que nos propomos, ou seja a defesa do cidadão de bem. Decorrente de tais prejudicialidades o SPP recorrerá aos meios judiciais competentes para repor a sua integridade, dos seus associados e de todos os elementos da PSP”, refere o Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP), em comunicado.

A reação do SPP surge após a divulgação de uma reportagem de um consórcio português de jornalismo de investigação, que inclui jornalistas, advogados e académicos, e que mostra que as redes sociais são usadas para fazer o que a lei e os regulamentos internos proíbem, com base em mais de três mil publicações de militares da GNR e agentes da PSP, nos últimos anos.

O SPP refere que na investigação jornalística fazem parte alguns associados do SPP, mas o sindicato alega desconhecer se há associados ou dirigentes envolvidos em tais práticas.

“O SPP nunca responde por qualquer ato promovido por qualquer associado ou dirigente no âmbito da sua vida privada”, precisa o comunicado.

O sindicato lamenta também a forma “desadequada e desconforme” como foi exposta “a identificação e imagens de elementos da PSP e GNR”, que pode ter “graves repercussões” para todos os elementos das forças segurança, “colocando em causa a atuação destes profissionais e a própria segurança da sociedade, bem como até a segurança das suas famílias”.

O sindicato critica ainda a utilização “abusiva, descontextualizada e desconforme do nome do SPP” na investigação jornalística, que “causa necessariamente repercussões negativas” para o sindicato, recordando que “ninguém é culpado até a decisão transitar em julgado”.

Após a divulgação do trabalho jornalístico, na quarta-feira ao fim do dia, o Governo anunciou que a Inspeção-Geral da Administração Interna vai abrir um inquérito a este caso das publicações nas redes sociais, por agentes das forças de segurança, que alegadamente incitam ao ódio e à violência.

Na quinta-feira, o ministro da Administração Interna disse que a alegada publicação de mensagens racistas e xenófobas por membros das forças de segurança nas redes sociais, divulgada por uma reportagem, exige uma “atitude de grande lucidez, firmeza, determinação e consequência”, recordando para não se “confundir a parte como um todo”.

Últimas

  • Empresa promotora do Mundial de MotoGP ameaça retirar GP de Portimão
    Empresa promotora do Mundial de MotoGP ameaça retirar GP de Portimão
  • VRSA: Paços do Concelho, complexo desportivo e parque de campismo foram penhorados
    VRSA: Paços do Concelho, complexo desportivo e parque de campismo foram penhorados
  • Mega burla: Ex-vereador de Olhão e mais 30, acusados de apropriação ilegal de prédios em Faro, Tavira e Olhão
    Mega burla: Ex-vereador de Olhão e mais 30, acusados de apropriação ilegal de prédios em Faro, Tavira e Olhão
  • Reclusos acusados de burlar taxistas a partir da cadeia absolvidos por falta de provas
    Reclusos acusados de burlar taxistas a partir da cadeia absolvidos por falta de provas
  • Eutanásia só poderá ocorrer se suicídio assistido for impossível
    Eutanásia só poderá ocorrer se suicídio assistido for impossível

Opinião

  • Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório
    Tempo é cérebro, seja mais rápido que um AVC | Por Tiago Gregório
  • Educação para a paz | Por Ludgero Faleiro
    Educação para a paz | Por Ludgero Faleiro
  • Leitura da Semana: Medir o Racismo, Vencer as Discriminações, de Thomas Piketty | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Medir o Racismo, Vencer as Discriminações, de Thomas Piketty | Por Paulo Serra

Europe Direct Algarve

  • Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
    Hoje a Comissão Europeia lança a primeira edição do Dia dos Autores Europeus
  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve