Com o crescente número de casos de fraudes relacionadas com o MB WAY em plataformas de comércio online, as autoridades têm intensificado os avisos aos utilizadores acerca das estratégias e medidas de proteção contra estas tentativas de burla.
“As burlas incidem, sobretudo, em anúncios online para compra e venda de objetos, em sites de artigos usados, designadamente no OLX, Custo Justo, ou outros, deste tipo de comércio”, explica o Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana (GNR), no Facebook.
Segundo a autoridade, “os burlões, com o intuito de supostamente pagar o artigo que a vítima tem à venda e aproveitando-se do desconhecimento sobre a forma de funcionamento do MB WAY, convencem o vendedor a deslocar-se a uma caixa multibanco e a associar o número de telefone do burlão à sua conta, passando este, a partir daqui, a poder efetuar movimentos na mesma”.
A GNR refere que “na maioria dos casos, os cartões de telemóvel associados são pré-pagos e sem registos de comprador, impossibilitando a identificação dos burlões”.
A autoridade com o intuito de proteger todos os utilizadores deixou alguns conselhos a seguir:
– Não forneça os seus dados MB WAY (como o código PIN);
– Não partilhe o seu código MB WAY com terceiros;
– Não associe à sua conta bancária um número de telemóvel que não seja o seu;
– Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade;
– Nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por MB WAY;
– Sempre que possível, realize os seus negócios de forma presencial;
– Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento.
Leia também: Como identificar um azeite falsificado?