Os bebés são conhecidos por colocar as mais variadas coisas na boca. Esse comportamento é visto como natural, no entanto, há cuidados a ter para garantir a segurança e saúde dos mais pequenos quando comem areia.
O verão é a altura predileta para as idas à praia e com isso surgem algumas questões: é problemático um bebé comer areia? O que fazer se isso ocorrer?
Saiba agora os cuidados a ter quando for à praia com o seu bebé:
1- Vigiar o bebé. Há que estar atento quando ele estiver a brincar na areia para garantir que não a ingere e tudo o que possa estar no areal, como conchas e pedras. Caso a criança acabe por comer areia retire o máximo que conseguir e faça-o beber água.
2- Esteja atento a estes sintomas. O maior risco é o engasgamento, se isso já não for uma preocupação tem, no entanto, de continuar a monitorizar os seguintes sintomas tais como: diarreia ou constipação severa, dor de estômago, vómito e febre. Se o bebé tiver algum dos sintomas descritos contate um pediatra.
3- Remova o excesso de areia. Para garantir que o bebé não come mais areia, coloque a criança na toalha ou no seu colo. Faça também uma verificação das mãos e dos pés e tire o excesso que possa estar “colado” ao corpo.
4- Leve brinquedos adequados. Para o bebé brincar na praia é ideal que leve brinquedos, de preferência, mastigáveis para ele não ter o impulso de colocar areia na boca.
Leia também: Veja como refrescar a casa sem recurso a ar condicionado