A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) denuncia, em comunicado de imprensa, que “após mais de dez anos a operar em Portugal, a Ryanair continua sem serviço de apoio ao cliente no nosso país, mantendo a exigência de apresentação de reclamação em língua inglesa. Aliás, as suas respostas aos conflitos denunciados pela DECO são sempre redigidas em inglês”.
“A situação é mais gravosa se se considerar que a Ryanair já executa voos domésticos”, acusa a associação.
O aumento do número de reclamações sem resposta da companhia aérea levou a DECO a analisar o sítio na internet da Ryanair. A análise das Condições Gerais de Transporte de Passageiros e Bagagem provou a existência de conjunto significativo de cláusulas abusivas. A DECO destaca, além da ausência de apoio ao cliente a falta de informação e transparência.
A DECO já denunciou esta falta de transparência à autoridade competente e continuará atenta a este caso, exigindo que se adopte todas as medidas que protejam eficazmente os consumidores.