Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

Rússia encerra escritórios da Amnistia Internacional e da Human Rights Watch

Entre outras ONGs excluídas do registo estão a Carnegie Foundation for International Peace, a Friedrich Naumann Foundation for Freedom e a Friedrich Ebert Foundation.

23:52 8 Abril, 2022 23:52 8 Abril, 2022 | POSTAL

A Rússia anunciou o encerramento dos escritórios locais de várias organizações não governamentais (ONGs) de direitos humanos, incluindo a Amnistia Internacional (AI) e a Human Rights Watch (HRW).

A representação local da AI (Reino Unido) e da HRW (Estados Unidos) “foram excluídas do registo oficial de organizações não governamentais estrangeiras” na Rússia, devido a “violações da legislação russa”, segundo um comunicado hoje publicado pelo Ministério da Justiça russo.

OUTRAS ONGS

Entre as outras ONGs excluídas do registo — 15 no total — estão a Carnegie Foundation for International Peace (Estados Unidos), a Friedrich Naumann Foundation for Freedom (Alemanha) e a Friedrich Ebert Foundation (Alemanha).

“Este é de facto o encerramento delas”, precisou a AI num comunicado.

“Hoje as autoridades russas encerraram as representações da Amnistia Internacional e outras ONGs internacionais”, indicou.

As ONGs foram assim “punidas por terem defendido os direitos humanos e por terem dito a verdade às autoridades russas”, realçou a secretária-geral da AI, Agnès Callamard, citada no comunicado.

“As autoridades estão profundamente enganadas se acreditam, encerrando o nosso escritório em Moscovo, vão poder bloquear o nosso trabalho destinado a documentar e a expor as violações de direitos humanos”, disse.

A AI agora “vai redobrar os seus esforços para expor os graves abusos dos direitos humanos da Rússia em casa e no exterior”, anotou Agnès Callamard.

A HRW, instituída na Rússia há 30 anos, também garantiu que iria continuar o seu trabalho no país.

“A HRW está presente na Rússia desde os tempos soviéticos, quando era um estado totalitário fechado. Encontramos maneiras de documentar os abusos dos direitos humanos na época e faremos isso no futuro”, disse em comunicado a vice-diretora da Divisão Europa e Ásia Central daquela ONG, Rachel Denber.

Desde o início do conflito russo-ucraniano, os ‘sites’ na Internet de vários órgãos de comunicação social russos e estrangeiros foram bloqueados na Rússia.

PESADAS PENAS DE PRISÃO

Em março, o Kremlin também aprovou várias leis de modo a punir com pesadas penas de prisão aqueles que divulguem “informação falsa” sobre a guerra na Ucrânia.No final do mesmo mês, o Supremo Tribunal da Rússia também confirmou a dissolução da ONG Memorial, pilar da sociedade civil russa e protetor da memória de milhões de vítimas de crimes da União Soviética.

A justiça russa ordenou a dissolução desta ONG em dezembro, acusando-a de não ter especificado o seu estatuto de “agente estrangeiro” em algumas publicações.

Aqueles que são qualificados como “agentes estrangeiros” na Rússia, de acordo com uma lei aprovada em 2012, são obrigados a se apresentar como tal em cada publicação, inclusive nas redes sociais. E a imprensa que os menciona também deve especificar isso sempre.

A lei diz respeito às ONGs que recebem financiamento do estrangeiro e têm “atividade política”, sendo um conceito vago.A dissolução da Memorial destacou o alargamento da repressão total na Rússia do Presidente russo, Vladimir Putin, desde 2020.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Farense punido com dois jogos à porta fechada por comportamento discriminatório
    Farense punido com dois jogos à porta fechada por comportamento discriminatório
  • Portimonense anuncia mais quatro reforços num total de 11 na ‘janela’ de inverno
    Portimonense anuncia mais quatro reforços num total de 11 na ‘janela’ de inverno
  • PJ devolve à família menor desaparecida há oito meses em Leiria e detém suspeito do rapto
    PJ devolve à família menor desaparecida há oito meses em Leiria e detém suspeito do rapto
  • Há mais de 300 variedades de fruteiras registadas em Portugal
    Há mais de 300 variedades de fruteiras registadas em Portugal
  • 1.º Congresso de Medicina do CHUA junta especialistas em Albufeira para debater a “Prática Clínica: Estado da Arte”
    1.º Congresso de Medicina do CHUA junta especialistas em Albufeira para debater a “Prática Clínica: Estado da Arte”

Opinião

  • Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
    Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
  • Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
    Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
  • Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 
    Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve