Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

Retirada de civis da Azovstal em Mariupol já começou, com responsabilidade da ONU e da Cruz Vermelha

Evacuação do complexo industrial Azovstal, onde estarão cerca de 1.000 civis e 2.000 mil soldados ucranianos, só agora foi anunciada para evitar comprometer a segurança dos envolvidos.

15:17 1 Maio, 2022 20:34 1 Maio, 2022 | SIC Notícias

A retirada de civis da Azovstal, em Mariupol, já começou. O corredor humanitário é da responsabilidade da ONU e do comité internacional da Cruz Vermelha e foi organizado em conjunto com as autoridades ucranianas e russas.

A informação foi adiantada à SIC por fonte das Nações Unidas. A evacuação do complexo industrial Azovstal, onde estarão cerca de 1.000 civis e 2.000 soldados ucranianos, só agora foi anunciada para evitar comprometer a segurança dos envolvidos.

REUTERS/Alexander Ermochenko

A ONU não revela para que localidades serão transportados os civis resgatados, mas a maioria deve seguir para Zaporíjia, onde está montado o centro de ajuda humanitária.

REUTERS/Alexander Ermochenko

O Presidente da Ucrânia, Voldymyr Zelensky, avançou que pelo menos 100 pessoas já foram retiradas do complexo industrial. Foram transportadas para um centro de acolhimento temporário em Bezimenne, na região de Donetsk, e deverão chegar na segunda-feira a Zaporíjia.


REUTERS/Alexander Ermochenko

A SIC sabe que a equipa que está a executar o processo de evacuação saiu de Zaporíjia na sexta-feira e chegou a Mariupol este sábado numa operação considerada pela ONU de alto risco. O porta-voz da Cruz Vermelha confirma que a operação está em curso e que as equipas da organização chegaram ao complexo metalúrgico de Azovstal no sábado, depois de percorrerem 230 quilómetros.

REUTERS/Alexander Ermochenko

Para a tarde deste domingo o autarca de Mariupol anunciou um corredor humanitário até Zaporíjia, com partida no centro comercial Portcity às 16:00 (14:00 em Portugal continental). Este corredor não está relacionado com a evacuação organizada pela ONU e que se restringe ao complexo da Azovstal.

REUTERS/Alexander Ermochenko

  • VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Vem aí a 7ª Mostra Silves Capital da Laranja
    Vem aí a 7ª Mostra Silves Capital da Laranja
  • O simulacro de uma nova divisão administrativa (NUTS): Interesse Nacional ou do Partido Socialista? | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
    O simulacro de uma nova divisão administrativa (NUTS): Interesse Nacional ou do Partido Socialista? | Luís Gomes na Tribuna Parlamentar
  • Ronaldo “feliz” pela estreia a marcar na Liga saudita impedindo descida para o segundo lugar [vídeo]
    Ronaldo “feliz” pela estreia a marcar na Liga saudita impedindo descida para o segundo lugar [vídeo]
  • Português detido em navio carregado com 5,4 toneladas de haxixe perto da Ilha Cristina, Huelva
    Português detido em navio carregado com 5,4 toneladas de haxixe perto da Ilha Cristina, Huelva
  • Vem aí dez dias de perturbações na circulação ferroviária devido a greves, alerta CP
    Vem aí dez dias de perturbações na circulação ferroviária devido a greves, alerta CP

Opinião

  • Um ano de Bom Governo | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
    Um ano de Bom Governo | Luís Graça na Tribuna Parlamentar
  • Fábrica Júdice Fialho de Ferragudo, Lagoa | Por Luís de Menezes
    Fábrica Júdice Fialho de Ferragudo, Lagoa | Por Luís de Menezes
  • Língua Portuguesa, antigos e novos caminhos | Por Jorge Queiroz
    Língua Portuguesa, antigos e novos caminhos | Por Jorge Queiroz
  • A inteligência artificial promete destabilizar o mundo da fotografia e da arte | Por Mauro Rodrigues
    A inteligência artificial promete destabilizar o mundo da fotografia e da arte | Por Mauro Rodrigues
  • O Algarve de Costa-a-Costa: Ouro sobre Azul na Igreja de São Lourenço de Almancil | Por Paulo Larcher
    O Algarve de Costa-a-Costa: Ouro sobre Azul na Igreja de São Lourenço de Almancil | Por Paulo Larcher
  • A Purga | Por Maria João Neves
    A Purga | Por Maria João Neves
  • O Segundo Coração, de Bruno Vieira Amaral | Por Paulo Serra
    O Segundo Coração, de Bruno Vieira Amaral | Por Paulo Serra
  • Como tem evoluído a abordagem da figura humana nas artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus
    Como tem evoluído a abordagem da figura humana nas artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve