Preencher o IRS pode ser uma tarefa complexa, e há pessoas que tentam aproveitar-se disso. Se está à espera de um reembolso, é importante ter em mente que nem todas as mensagens que recebe sobre o IRS são legítimas, e podem ser tentativas de burla.
Nos últimos tempos, têm surgido várias mensagens de correio eletrónico enviadas aos contribuintes, alegando questões relacionadas com o IRS. No entanto, estas mensagens não têm qualquer ligação com a Autoridade Tributária (AT) e podem ser tentativas de burla, como alerta o RFM.
Se receber um e-mail ou mensagem a informar que “a sua declaração de IRS contém divergência” ou que “a AT recalculou os teus impostos”, e que pede para clicar num link para corrigir a situação, é importante não clicar. Estes tipos de mensagens têm como objetivo recolher dados pessoais dos contribuintes e são fraudulentas.
A AT já emitiu alertas sobre estas atividades fraudulentas e sublinha que “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”. É importante ter um antivírus atualizado nos teus dispositivos e desconfiar sempre de mensagens não solicitadas. Se tiver dúvidas, não responda e apague mensagens suspeitas.
Com a temporada de entrega do IRS em curso até 30 de junho, é importante manter a vigilância e proteger-se contra tentativas de burla. Sempre que tiver dúvidas sobre a autenticidade de uma mensagem, é melhor não arriscar e evitar clicar em links ou fornecer informações pessoais.
Quanto tempo tem de esperar para receber o reembolso do IRS?
“Embora não exista um tempo exato pré-determinado para receber o reembolso do IRS, no ano passado, o Governo estabeleceu um prazo médio de 12 dias para o IRS automático. No entanto, a duração deste processo varia de contribuinte para contribuinte”.
Leia também: Conheça o novo condomínio privado que vai nascer no Algarve