A revisão orçamental que deveria ter sido aprovada hoje em Reunião de Câmara em Faro, voltou a ver a sua aprovação – que é expectável venha a ocorrer por unanimidade com base numa proposta de consenso – adiada para a próxima sexta-feira, dia 28 de Abril, como o POSTAL noticiou.
Não obstante o atraso na revisão do instrumento de política financeira municipal estar em suspenso e, por via disso, a grande parte das obras dos programas Faro Requalifica II e III só poderem chegar ao terreno depois das eleições de Outubro, existem obras que vão ser realizadas pela autarquia até ao acto eleitoral.
Ao POSTAL o autarca local, Rogério Bacalhau, desenhou por aproximação, um calendário do que vai ficar concluído e arrancar em breve no que toca a intervenções na rede viária municipal.
O que vai ser feito obra a obra: Largo das Mouras Velhas
Quanto a obras a concluir, desde logo, a obra que mais dores de cabeça tem causado aos condutores que circulam em Faro nos últimos tempos: a requalificação do Largo das Mouras Velhas.
A intervenção neste que é um dos largos mais importantes do centro da cidade, situado frente ao Teatro Lethes, decorre a bom ritmo e “prevê-se que esteja concluída a 19 de Maio”, diz Rogério Bacalhau.
A obra, além do Largo das Mouras Velhas, inclui a zona da Rua de Portugal frente ao Teatro Lethes e à Unidade de Saúde Familiar (USF) Ria Formosa (antigo dispensário da Assistência aos Tuberculosos), a parte norte da Rua do Lethes, a Rua da Mota nas traseiras da USF e a Travessa do Dispensário.
Recorde-se que este conjunto de trabalhos não é suportado pelo orçamento camarário e resulta do acordo entre a Câmara e o consórcio responsável pelo estacionamento subterrâneo na cidade, como compensação da não construção do parque subterrâneo do Largo das Mouras Velhas
A envolvente a Sul Largo das Mouras Velhas
Também em condições de avançar está um conjunto de intervenções na malha rodoviária na envolvente a Sul do Largo das Mouras Velhas.
A Rua Filipe Alistão, o Largo do Sol Posto, a Rua da do Sol, a Travessa e a Rua da Conceição vão ser alvo de repavimentação, estando a obra pronta para “avançar no terreno dentro de uma semana” estima o autarca.
As obras da Avenida 5 de Outubro
Em fase de conclusão estão também as obras de requalificação de passeios e jardins da Avenida 5 de Outubro.
Neste caso a demora na conclusão dos trabalhos, esclarece o autarca, “prende-se com as calhas dos sumidouros de águas pluviais na zona Sul da avenida”.
“A capacidade de escoamento dos sumidouros destinados a conter as águas da chuva, que devido à pendente da avenida causavam problemas em momentos de grande precipitação, teve de se aumentada”, diz Rogério Bacalhau (ver fotogaleria acima).
“Para tanto tivemos de de criar novas caixas de recepção para a água, de maior dimensão e cujo betão implica cerca de 20 dias de consolidação”, explica o presidente que reconhecendo o transtorno ao trânsito, afirma, “era uma questão que importava solucionar e que tem dificuldades técnicas, mas que temos já terminada no sentido ascendente e que estamos a concluir no sentido descendente”.
O autarca estima em três semanas o período necessário para a conclusão total dos trabalhos.
A Estrada de São Luís
Numa obra que teve de ser reequacionada requerendo a intervenção de fundo da Fagar nas redes de água, esgotos e pluviais, o que levou a um maior período de corte ao trânsito da artéria, o presidente da autarquia aponta para um prazo de conclusão a rondar mais um mês.
A intervenção na entrada da cidade pelo Forum Algarve
A entrada de Faro pelo Forum Algarve, a Avenida Gordinho Moreira é um dos casos de obras que deverão arrancar antes das eleições.
À espera do visto do Tribunal de Contas o autarca diz que mal este seja obtido a Câmara está em condições de fazer avançar a obra, muito embora não se possa nesta matéria avançar datas exactas já que o organismo de controlo do Estado faz suspender o prazo para dar o seu visto sempre que coloque questões à autarquia sobre a matéria. Para conhecer os retalhes desta intervenção clique (AQUI).
Obra da envolvente à Praceta Aleixo da Cunha na Penha
Entretanto pronta a entrara em obra, faltando para tanto somente a assinatura do contrato, está a obra na envolvente à Praceta Aleixo da Cunha e à EB 1 de Vale Carneiros na Penha. Para conhecer os retalhes desta intervenção clique (AQUI).