Questão:
“Que cuidados devo ter quando viajo?”
A DECO responde…
A DECO, com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, está a promover a Campanha Informativa Sénior + Activo: Consumidor informado / Consumidor protegido que tem como objectivo reforçar a informação e a formação dos consumidores seniores possibilitando-lhes o acesso a produtos e serviços em condições de equidade com a restante população.
Neste sentido, conviver e viajar são uma excelente oportunidade para optimizar o tempo livre, para promover novas relações sociais, conhecer novos lugares e culturas, já que são muitas as ofertas turísticas específicas para pessoas com mais de 50 anos que dispõem de tempo livre.
Junto da população sénior, são cada vez mais frequentes as ofertas de excursões com vendas, que se traduzem em viagens com preços bastante reduzidos que, em contrapartida, implicam demonstrações comerciais com o intuito de vender produtos muitas vezes com preços bastante elevados. Embora o consumidor não seja obrigado a comprar, nestas demonstrações são utilizadas práticas de venda agressivas, pelo que devemos estar sempre atentos a este tipo de ofertas.
Assim, e caso opte por este tipo de viagens, não deixe de ter em consideração os seguintes conselhos:
- Se participar numa excursão, certifique-se que a mesma inclui demonstrações comerciais – é obrigatória esta informação constar na publicidade à viagem;
- Se adquiriu algum bem, exija sempre uma cópia do contrato devidamente preenchido;
- Caso se arrependa da compra após a assinatura do contrato ou quando lhe entregarem o produto, lembre-se que tem 14 dias para cancelar o contrato, através de carta registada com aviso de recepção para a morada indicada no contrato. Após o envio, o reembolso deverá ocorrer no prazo de 30 dias.
Por fim, caso pretenda reclamar, saiba que o pode fazer junto do Provedor do Cliente das Agências de Viagens e turismo, bem como junto do Turismo de Portugal.