O IV Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus (ETPM) decorrerá na Casa do Sal, em Castro Marim, de 6 a 7 de Novembro, anunciou a autarquia local.
Nesta edição é esperada a participação de especialistas de ambos os países e pretende-se iniciar uma cooperação mais estreita entre as regiões do Algarve e da Andaluzia na área da museologia.
Para além da temática sempre presente “Museus e Acessibilidade”, este ano será dedicado ao tema “Arquitectura Defensiva: aceder ao inacessível”. O grande número de fortificações que se elevam ao longo da fronteira Portugal – Espanha, nomeadamente a de Castro Marim, cidade anfitriã, levou a organização a trazer este tema para o debate.
Museus, castelos e fortificações, as dinâmicas destes espaços, tal como a acessibilidade em todas as suas vertentes, serão os assuntos da ordem do dia.
No decorrer do encontro, os participantes terão oportunidade de visitar o património de Castro Marim, nomeadamente o Castelo e o Forte de S. Sebastião. No dia 6 de Novembro, Sexta-feira, será ainda inaugurada, na Igreja do Castelo, pelas 18 horas, a exposição de fotografia “Castelos: imagens (re)encontradas”, da autoria dos fotógrafos Carlos Inácio, Mariana Inácio e Pedro Inácio.
O encontro é uma organização conjunta da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e da Associação de Museólogos e Museógrafos da Andaluzia (AMMA) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, da Direcção Regional da Cultura do Algarve e da Junta de Andaluzia.
Para inscrições e outras informações a organização disponibiliza o e-mail, delegada.regional.museologia@gmail.com.