No âmbito da requalificação do piso da Rota Acessível, a efetuar este ano, o Município de Portimão assinou um protocolo de colaboração com a associação cultural P.O.I.S! – Palco das Ondas Invisíveis Studio, destinado ao embelezamento artístico dos troços a intervencionar. Assim, a associação tem concurso aberto para a realização de um mural de mais de um quilómetro em Portimão.
Depois do sucesso do “Fresco I”, visível na rua Direita de Portimão e financiado pela Junta de Freguesia, a Câmara Municipal mandatou a P.O.I.S! para repetir o projeto a uma escala maior. Desta vez, o projeto “A Cidade a Cores” , financiado pela autarquia portimonense, verá nove artistas pintarem a Rota Acessível da cidade, criando assim uma obra de arte no chão gigante.
“Com 1,3 km pintados no total, acho que podemos candidatá-lo como mural de chão mais comprido do país!”, refere a associação cultural.
O Município de Portimão protocolou com a associação o apoio monetário de 111.431,85 euros, a disponibilizar de forma faseada e ao longo dessa intervenção artística, que visa alegrar o centro histórico da cidade, tornando-o mais atrativo para residentes, comerciantes e turistas.
A próxima reabilitação visual abrange 12 troços, 11 dos quais recorrendo preferencialmente a artistas locais através de candidaturas em formato ‘open call’/concurso de ideias, que já estão a decorrer, terá a duração aproximada de nove meses e vai dar continuidade à bem-sucedida pintura dos 150 metros da Rota Acessível que servem a Rua Direita, efetuada em junho passado.
Para se candidatarem, os artistas têm até o dia 31 de março para submeter a sua arte. Os nove artistas selecionados irão pintar a Rota Acessível de Portimão entre junho e julho deste ano.
Toda a informação sobre o projeto está disponível nas redes sociais da associação @p.o.i.s_ e no site https://poisstudio.wixsite.com/portimaocultura.
A associação sem fins lucrativos P.O.I.S! nasceu da visão coletiva de arquitetos, artistas, comerciantes e jovens animados de Portimão. O seu objetivo é impregnar a cidade de felicidade através de intervenções e eventos no espaço público.
O seu refrão é “Juntos, vamos tornar Portimão a cidade mais fixe do mundo!”.
Leia também: Bailes, desfiles e cortejos alegóricos prometem divertir toda a gente em Portimão