Portimão recebeu hoje, 16 de Maio, o prémio ‘Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©’, entregue por consultores da Bloom Consulting Portugal, como distinção da excelente prestação do Município no ranking.
O Município foi considerado a terceira melhor marca municipal na região do Algarve, registando uma tendência ascendente de atractividade, acima da média regional, nas seguintes dimensões do estudo: ‘Talento (Viver)’, ‘Turismo (Visitar)’ e ‘Negócios’.
Faro foi o município algarvio melhor colocado e Albufeira arrebatou o segundo lugar.
Para a Bloom Consulting, a evolução de Portimão sentiu-se em praticamente todos os indicadores estatísticos e digitais utilizados no Portugal City Brand Ranking©, destacando-se a performance no Digital Demand© – D2©, que registou, entre 2013 e 2016, um aumento de 109% no número total de pesquisas on-line por parte de turistas, investidores, empresas, estudantes, trabalhadores e cidadãos em geral.
Jorge Vasco Neves, um dos consultores da Bloom Consulting, congratulou a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, e realçou que “os resultados alcançados por Portimão são extraordinários, no sentido em que é bastante incomum um Município registar, em anos consecutivos, taxas de crescimento acima dos 30%, algo que Portimão conseguiu no período de 2014-2016, ultrapassando inclusive a média regional”.
Marca Portimão está acima da média regional
O Município alcançou o melhor resultado de sempre no Ranking da Bloom Consulting, ficando em 19º lugar a nível nacional, terceiro lugar entre os municípios da região algarvia, e em 6º lugar a nível nacional, na categoria ‘Visitar (Turismo)’.
Para Isilda Gomes, presidente da câmara, “este é o sinal mais que evidente que estamos no bom caminho e que iremos continuar a apostar num trabalho feito com rigor e transparência para que o Município seja cada vez mais competitivo”.
O estudo revela ainda que a marca Portimão surge associada a pesquisas de ‘Negócios e Empreendedorismo’, colocando-a em quinto lugar a nível nacional, nesta brandtag, o que constitui um excelente indicador quanto à atractividade crescente do Município, nesta área.
Na generalidade, Portimão segue uma trajectória ascendente, não só no Portugal City Brand Ranking © mas também ao nível do Digital Demand©-D2 ©, tendo alcançado bons resultados também através de outras brandtags como ‘Praia’, que conseguiu um grande crescimento no último ano (102%) e ‘Restaurantes’ (77%).
Descubra como é feita a avaliação
O ranking da Bloom Consulting cruza dados estatísticos que já existem sobre todos os 308 municípios portugueses e avalia a procura online que cada município regista.
Neste ranking, foram analisadas 51 milhões de pesquisas, através do estudo de 26 principais termos de pesquisa (brandtags), em cinco línguas. O desempenho de cada município na internet, quer no seu site institucional, quer nas redes sociais também é avaliado.
Um algoritmo matemático analisa depois todas as variáveis e dita uma classificação nacional e regional, para cada município.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)