Há já algum tempo que assistimos à transição dos conta-quilómetros de analógicos para digitais, um exemplo do avanço tecnológico que tem vindo a ser incorporado na indústria automóvel. No entanto, ainda existem muitos condutores, quer de carros, quer de motocicletas, que possuem veículos mais antigos ou usados equipados com o tradicional mostrador analógico.
Na maior parte das vezes, os condutores olham para o painel para conferir a sua velocidade, especialmente para não exceder os limites permitidos, e aqueles que têm o conta-quilómetros com os ponteiros vermelhos podem ficar intrigados com a sua presença, pois poucos sabem o que significam. Estas linhas vermelhas, na realidade, oferecem informações valiosas aos condutores.
De acordo com o ‘Motor e Movilidad‘, a primeira coisa a saber é que as linhas vermelhas no velocímetro não estão necessariamente na mesma posição em todos os veículos, mas têm a mesma função: indicar os limites de velocidade mais comuns.
Segundo esta fonte, se as linhas vermelhas estiverem posicionadas a 30 km/h e 50 km/h, isso significa que essas velocidades são geralmente os limites máximos permitidos em áreas urbanas na maioria dos países europeus.
Por outro lado, se as linhas estiverem entre os 90 km/h e 130 km/h, isso indica a velocidade máxima permitida em autoestradas e vias rápidas.
Além do velocímetro, o painel de instrumentos inclui o conta-rotações, que indica o nível de potência necessário do motor. Este dispositivo também possui linhas vermelhas, embora ligeiramente diferentes das do conta-quilómetros, que também fornecem informações cruciais para o condutor.
Quando o motor atinge um determinado número de rotações, próximo da zona final do conta-rotações, as linhas tornam-se vermelhas, o que sinaliza a necessidade de acionar a embraiagem e fazer a mudança de velocidade antes de atingir essa área crítica, a fim de evitar forçar o motor e tornar a condução mais eficiente.
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