A Câmara de Loulé aprovou o baptismo de uma nova avenida entre a Avenida Francisco Sá Carneiro e a Avenida de Ceuta, na cidade de Quarteira, como Avenida Papa Francisco. A nova artéria será inaugurada no próximo dia 28, pelas 10.30 horas.
A atribuição do nome do líder da Igreja Católica a esta nova artéria “exprime o reconhecimento pelo papel que o Papa Francisco tem desempenhado em prol de um mundo mais humano e mais fraterno”. “Trata-se de uma individualidade da maior credibilidade e de relevo universal, que no seu magistério papal tem vindo a acentuar os grandes temas da actualidade como fundamentais para o desenvolvimento social, económico e cultural da humanidade”. “A atribuição do antropónimo do Papa Francisco à nova avenida de Quarteira está em linha com as muitas vias que este pontificado tem aberto no pensamento e com a afirmação da cidade como espaço de culturas, de potencialidades económicas e de desenvolvimento social integrado”, referem os responsáveis municipais.
A preocupação do Sumo Pontífice pelas questões ambientais é também uma das razões da escolha do nome desta avenida urbana, num momento em que a Autarquia de Loulé está fortemente empenhada no projecto ClimAdapt (programa de adaptação às alterações climáticas). A forte liderança religiosa e ética do Papa Francisco tem-se batido contra a indiferença dos seres humanos para com o meio ambiente que os envolve, mobilizando todos os credos para o urgente “desafio de proteger a nossa casa comum”. Na Carta Encíclica “Laudato Si”, em que se expressa “a preocupação em unir a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral”, são abordados temas como a economia agrícola, a biodiversidade e o planeamento urbanístico.
O percurso do Papa Francisco
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, a 17 de Dezembro de 1936, filho de emigrantes piemonteses. Diplomou-se como técnico químico, e depois escolheu o caminho do sacerdócio, entrando no seminário diocesano de Villa Devoto e tendo sido ordenado sacerdote a 13 de Dezembro de 1969.
Tornou-se Arcebispo de Buenos Aires, em 28 de Fevereiro de 1998, e foi elevado ao cardinalato em 21 de Fevereiro de 2001, com o título de Cardeal Presbítero de San Roberto Belarmino. Foi eleito Papa em 13 de Março de 2013, tornando-se o 266º Papa da Igreja Católica e actual Chefe de Estado do Vaticano, sucedendo ao Papa Bento XVI que abdicou do papado em 28 de Fevereiro de 2013.
É o primeiro Papa nascido no continente americano e também o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro Papa a utilizar o nome de Francisco, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1.200 anos. É também o primeiro Papa Jesuíta da história.
O Município de Loulé mantém uma boa relação com a Embaixada da Argentina em Portugal, testemunho da afirmação da relação ibero-americana que importa fortalecer, a bem dos Povos. “O reconhecimento daqueles que enriquecem a Humanidade com o seu exemplo inspirador, as ideias e a acção transformadora são fundamentais para a vivência do presente e para a construção de um futuro melhor. É por isso que, em Loulé, preservamos a memória colectiva, recuperamos o património e reconhecemos o mérito de quem ousa querer contribuir para um mundo melhor”, consideram ainda os responsáveis da Câmara de Loulé.