O Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, nomeou como novo capelão da Universidade do Algarve e assistente do Setor da Pastoral Universitária, o padre António Elísio Barreto de Freitas, que substitui, assim, o cónego Carlos Alberto César Morais Chantre.
A Universidade do Algarve manifesta publicamente “o seu agradecimento ao cónego César Chantre pelo trabalho desenvolvido, por toda a sua dedicação e disponibilidade ao longo da sua missão, que se iniciou em 1987, com a então Escola Superior de Educação, e que viria a culminar com a criação da Capelania da Universidade do Algarve, a 21 de novembro de 2005”.
Através de um protocolo geral de cooperação e de um acordo específico estabelecidos entre a Diocese do Algarve e a UAlg, assinados na mesma data, ficaram definidos os termos e condições da criação e funcionamento da Capelania, bem como a salvaguardada do pleno respeito pela liberdade de religião e consciência individual, no que diz respeito às diferentes crenças religiosas no seio da comunidade académica.
A Capelania da Universidade do Algarve foi criada com o intuito de ser um espaço de encontro e partilha para a celebração de acontecimentos e datas significativas para a comunidade académica; formação cristã, reflexão e debate; voluntariado e ação social; atendimento pessoal e acompanhamento espiritual.
O novo capelão da UAlg é também vigário episcopal da pastoral e atual reitor do Seminário de São José, em Faro.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.