A nova nota de dez euros inicia a circulação nos países da Zona Euro hoje, dia 23. Esta é a segunda nota da série Europa a ser posta em circulação depois de, em Maio do ano passado, a nota de cinco euros ter começado a integrar o quotidiano dos países que usam o Euro como moeda.
A série Europa é a segunda série de notas de euro que o Banco Central Europeu põe em circulação e destina-se a substituir a série inicial de notas de Euro que começou a circular a 1 de Janeiro de 1999, há já 15 anos.
Não há substituição de notas
Para todos os que usam o Euro como moeda, mas em particular para os mais idosos e outras pessoas mais expostas a tentativas de burla, o que mais importa fixar é que não há lugar a qualquer troca de notas antigas pelas novas.
Nem o Banco de Portugal, nem qualquer outras pessoas ou instituições podem trocar as notas velhas pelas novas. Ambas as séries de notas, a antiga e a nova, vão manter-se em circulação e manter o seu valor. Progressivamente os bancos tratarão de não deixar regressar à circulação as notas que recebem em depósitos.
Mesmo que alguém se identifique como tendo possibilidade de trocar as notas, não aceite, nem revele onde tem ou guarda o seu dinheiro. Caso alguém tente fazer a troca das suas notas não aceite e contacte, posteriormente, a Guarda Nacional Republicana ou a Polícia de Segurança Pública para dar a conhecer a tentativa de burla.
Esta é a mensagem fundamental que deve ser passada a todos os que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade a burlas.
Conhecer a nova nota
A nova nota de 10 euros representa o estilo arquitectónico Romântico – depois da de 5 euros representar o estilo Clássico – e apresenta como motivo (imagem) principal um arco, sendo a cor dominante o vermelho, a mesma cor dominante da nota antiga.
Como em todas as notas de euro o desenho do motivo principal não traduz um monumento real, tratando-se tão só de um desenho criativo.
Sentir a nota
Ao tacto a nota apresenta um papel resistente e rígido, levemente ruidoso. Podem ainda sentir-se nas margens esquerda e direita traços em relevo destinados a uma melhor identificação da nota para pessoas cegas e amblíopes.
A tinta nos algarismos grandes que indicam o valor da nota e do motivo principal é mais espessa.
Ver em contraluz
Quando colocada em contraluz a nota apresenta do lado esquerdo frontal uma marca de água com o retrato da deusa Europa, os algarismos com o valor da nota e uma janela. Quando se coloca a nota sobre uma superfície escura os elementos mais claros da marca de água ficam mais escuros. A marca de água é visível na frente e no verso da nota.
Já o filete de segurança atravessa na vertical a nota e contra a luz exibe o valor da nota e o símbolo do euro.
Holograma
O holograma é outro dos elementos de segurança da nova nota de 10 euros, trata-se de uma banda prateada vertical e inclui a imagem da deusa Europa, de uma janela e os algarismos com o valor da nota.
O número esmeralda
A nota apresenta no canto inferior esquerdo da frente o número de 10, que expressa o seu valor, impresso em verde esmeralda. Se se inclinar progressivamente a nota o número apresenta reflexos e varia entre verde esmeralda e azul escuro.
A nova nota apresenta ainda reacções específicas quando colocada sob luz ultravioleta normal, luz UVC e infravermelhos.
A União Europeia criou um sítio on-line para dar a conhecer em pormenor a nova nota de dez euros, que pode ser consultado facilmente e disponibiliza vídeos sobre os sistemas de segurança da nota (VER).
Na apresentação da nova nota, feita ontem em conferência de imprensa, o administrador do Banco de Portugal, João Amaral Tomaz, esclareceu que o banco “não pode garantir que todos os equipamentos estejam aptos a aceitar a nova nota de 10 euros já a partir de amanhã [hoje]”.