A Normal, conhecida cadeia de low cost, chegou a Portugal em outubro de 2022, com a abertura da sua primeira loja no Alegro Sintra. Desde então, a marca dinamarquesa já abriu 24 pontos de venda em todo o país. No Algarve, existem atualmente duas lojas, uma em Almancil e outra em Portimão, com a terceira a abrir em breve. Normalmente cada nova inauguração é acompanhada pelas habituais filas à porta e por vários vídeos a registar o momento nas redes sociais.
Com presença em Lisboa, Porto, Coimbra e Santarém, a cadeia também expandiu para o Algarve, com lojas em Almancil (MAR Shopping Algarve) e Portimão (Aqua Portimão). Contudo, há mais novidades a caminho do sul do país. O terceiro ponto de venda na região será uma loja em Tavira, mais especificamente no Tavira Gran Plaza. Embora ainda não exista uma data oficial para a abertura, a inauguração, segundo a NiT, está prevista para este outono.
A empresa mantém o compromisso de oferecer ‘preços anormais’ e na loja, encontrará uma vasta gama de produtos, desde cuidados de pele e cabelo, maquilhagem e perfumes até doces e artigos de limpeza para a casa. São produtos comuns, utilizados diariamente e de marcas bem conhecidas, mas com preços significativamente mais baixos, como explicou o fundador da empresa, Torben Mouritsen, à NiT.
Criada em Silkeborg, na Dinamarca, em abril de 2013, a Normal expandiu-se rapidamente, chegando a seis outros países: Noruega, Suécia, Países Baixos, França, Finlândia e, claro, Portugal. Embora tenham começado na Dinamarca, a marca não se considera concorrente da Flying Tiger, apesar de também oferecer lojas em formato de labirinto que proporcionam uma espécie de ‘caça ao tesouro’, conforme descreve Torben Mouritsen.
Atualmente, existem 24 lojas abertas em Portugal. No site nacional da retalhista dinamarquesa, pode consultar a localização das lojas e as inaugurações previstas para os próximos tempos. Por exemplo, brevemente serão inaugurados novos espaços em Aveiro (Avenida Doutor Lourenço Peixinho), Bragança (Bragança Shopping), Braga (Avenida da Liberdade) e Lisboa (Rua de Santa Justa e Avenida Duque de Ávila).
A Normal destaca-se pelo seu modelo de preços baixos e constantes, eliminando a necessidade de os clientes procurarem promoções. Oferece uma experiência de compra única, com o layout labiríntico das lojas, convidando os clientes a uma busca por produtos conhecidos e novidades. Com cerca de 100 novos produtos semanais, a Normal proporciona surpresas a cada visita.
A empresa adquire produtos de marca em toda a União Europeia (UE), sempre que os preços são vantajosos, resultando numa variedade de mais de 4.000 artigos, abrangendo categorias como cuidado capilar, cuidado da pele, produtos domésticos, cosméticos, papelaria, bebidas, entre outros.
Leia também: Espanhóis elegem praia algarvia como uma das que todos têm de ir pelo menos uma vez na vida