À medida que o tempo passa, as redes sociais começam a dar conta da existência de algumas praias selvagens no Algarve que, aos poucos, deixam de estar desertas e passam a encher-se de toalhas. No entanto, há uma praia no concelho de Vila do Bispo que passa despercebida aos olhos de muitos, uma vez que é necessária uma atenção redobrada para conseguir lá chegar.
Quem segue para sul da Carrapateira, pela Estrada Nacional 268, após passar o desvio à esquerda para a aldeia de Pedralva, irá deparar-se nove quilómetros depois com um desvio à direita, não sinalizado. É por isso que só alguns conseguem aceder à Praia da Murração, que continua a ser um dos segredos do Algarve. Ao sair neste desvio, terá de percorrer uma estrada de terra batida com cerca de seis quilómetros de extensão até chegar à praia.
De acordo com a National Geographic Portugal, a estrada apresenta vários acidentes, “pelo que terá de ponderar a capacidade do veículo que decidir levar para aquele terreno”. Esta só pode ser alcançada de carro e encontra-se a 20 minutos de Vila do Bispo e a 25 minutos de Sagres. Uma vez na praia poderá apreciar as arribas constituídas por xistos e grauvaques, que contrastam com as falésias verdejantes que ali irá também encontrar.
Nos períodos de maré baixa formam-se entre as rochas pequenas piscinas naturais, assim como uma ribeira que desagua na extremidade norte do areal. De salientar que esta praia não é vigiada por nadadores-salvadores durante os meses de verão, para além de não ter qualquer equipamento de apoio à disposição dos banhistas, nomeadamente casas de banho e chapéus de sol para aluguer. A praia também não apresenta condições para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Leia também: Há uma nova fraude em caixas automáticos. Saiba o que fazer para se proteger