O médico Óscar da Silva Oliveira foi homenageado no passado dia 1 de Novembro, pelas 15 horas, na inauguração do monumento a si dedicado, localizado em Giões, no concelho de Alcoutim.
Esta iniciativa do Município de Alcoutim visou assinalar os anos de profissionalismo prestados à população local, assim como distinguir o trabalho desenvolvido na área social.
Óscar Oliveira ingressou no Centro de Saúde de Alcoutim, como médico de clínica geral, em Janeiro de 1983. Desde essa data até à sua reforma, em 2008, exerceu a actividade profissional sempre neste concelho.
Este profissional de saúde ocupou diversos cargos e funções paralelas, nomeadamente os de substituto da Autoridade Sanitária do Concelho de Alcoutim e adjunto do delegado concelhio de saúde. Prestou assistência médica pontual aos utentes dos Centros de Dia e Lar do concelho de Alcoutim, colaborou no projecto de apoio e tratamento de doentes alcoólicos (parceria do Município de Alcoutim, Centro de Saúde de Alcoutim e Centro Regional de Alcoologia do Sul) e participou em inúmeras sessões de esclarecimento nas escolas do concelho sobre temas como a droga, alcoolismo, entre outros.
O seu percurso ficou marcado pela dedicação, talento e brio profissionais, tendo continuado, após aposentação, a exercer a actividade médica como voluntário, por considerar de extrema importância o seu contributo em prol da população do concelho, principalmente dos idosos.
Generoso, bondoso e com uma assinalável simpatia, o “dr. Óscar”, como é carinhosamente tratado, é uma personalidade conhecida de toda a população do concelho, desde os mais idosos aos mais novos, constituindo um exemplo para todos, como pessoa, como médico e como munícipe.
A Câmara Municipal de Alcoutim prestou-lhe assim, uma justa homenagem.
(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)