O Presidente da República disse esta quinta-feira no Cadaval que a aposta na agricultura assegura o futuro do país, defendendo que os produtores são “heróis anónimos” ao contribuírem para a riqueza nacional.
“Já toda a gente percebeu a importância da agricultura e o regresso à terra só dá razão àqueles que sempre estiveram ligados à terra a produzir com qualidade e com a preocupação de se associarem”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa num jantar com produtores e exportadores de pêra rocha em Pragança, Cadaval.
Para o chefe de Estado, apostar na agricultura é “construir o futuro do país”.
Nesse sentido, elogiou o papel dos agricultores enquanto “heróis anónimos”, “não só por criarem riqueza, como também por contribuírem para a economia”, com o investimento e a exportação de produtos para todo o mundo.
Dando o exemplo da pêra rocha, sublinhou que é o produto hortofrutícola com maior saldo positivo na balança comercial, é vendida em mais de 20 países, tem uma produção de 200 mil toneladas, cinco mil produtores e 10 mil hectares de pomares, o que permite “gerar milhares de postos de trabalho”.
Para Marcelo Rebelo de Sousa, que admitiu gostar de pêra rocha, “valeu a pena e vale a pena” a produção associar-se para tornar o sector mais competitivo.
(Agência Lusa)