A Guarda Nacional Republicana, através da Unidade de Controlo Costeiro, entregou durante o ano de 2016, em todo o território nacional, mais de 38 toneladas de pescado a instituições de solidariedade social.
“Das 128 toneladas de pescado apreendido em 2016, após a obrigatória submissão à inspecção higio-sanitárias, foram doadas cerca de 38 toneladas a instituições de solidariedade social, o que corresponde a mais 2,4 toneladas do que no ano de 2015”, anunciou a GNR em comunicado de imprensa.
Deste valor apreendido pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC) foi ainda devolvida ao mar uma tonelada e meia de pescado que ainda se encontrava vivo.
No ano passado, foram ainda apreendidas 166 toneladas de bivalves, 98 das quais foram “devolvidas ao meio aquático ainda com vida, o que representa cerca de 60% da quantidade apreendida”.
Não cumprimento de tamanhos mínimos para a pesca e comercialização, falta de documentos de transporte e não sujeição ao regime legal da primeira venda de pescado fresco foram as principais infracções detectadas pela GNR durante as acções de fiscalização na área das pescas.