A 3ª Edição da Playstreet está a decorrer em Tavira, junto ao parque escolar e desportivo da cidade, na Rua Jorge Corvo, onde todas as sextas-feiras do mês de maio e no dia 11 de junho, as crianças e famílias correm, trepam, brincam, andam de trotinete, aprendem a andar de bicicleta, andar de baloiço, jogar, ao ar livre, enquanto os adultos os apoiam, conversam e observam, o espírito de crianças com tempo e espaço para estarem em liberdade.
O dia 11 de junho foi data definida, este ano, pela ONU para celebração do Dia Mundial do Brincar, pela importância que este tem no desenvolvimento e saúde mental de crianças e adultos.
“Numa altura em que muito se fala sobre sustentabilidade, espaço público para as pessoas, participação ativa da população nas políticas públicas, em Tavira, desde 2021 que se realizam durante o mês de maio atividades que surgiram no seguimento de um Projeto de Promoção de Mobilidade Suave, “Sigapé Pela Saúde – Autocarro Humano” (em parceria com a APSI e ao abrigo do Programa Bairros Saudáveis), num troço de estrada de acesso às escolas, um corte de trânsito automóvel temporário, dando lugar às Playstreets”, explica em comunicado a associação Rotinas Selvagens.
“As Playstreets são oportunidades de devolver às crianças e comunidade o espaço público para que possam circular, explorar, socializar, brincar e se mover em segurança, sem a preocupação com questões de segurança relacionadas com o trânsito automóvel”, acrescenta.
A iniciativa Playstreet surge de movimentos globais, internacionais voltados para a promoção de atividade física e espírito de comunidade e proximidade entre a população, onde vizinhos e frequentadores do mesmo espaço público se possam conhecer melhor, e trazer de volta o tradicional “Brincar de Rua” que se foi tornando mais raro nos últimos anos.
As brincadeiras de rua foram-se perdendo devido ao aumento de população, aumento do tráfego, e aumento sobretudo do sentimento de insegurança, “empurrando crianças e jovens” para o isolamento social dentro de casa e para o uso excessivo de tempo de ecrã como principal ocupação (arriscando a saúde individual e saúde pública).
Tavira, uma cidade de dimensão “pequena”, reúne todas as condições para promoção de hábitos de vida saudáveis, e é além disso, desde 2013 Capital/Comunidade representativa da Dieta Mediterrânica, estilo de vida pautado por hábitos alimentares, de socialização e vida ativa com ciclos de vida alinhados com os ciclos da natureza e que sustentam determinantes para melhores indicadores de saúde.
A iniciativa Playstreet é desenvolvida numa parceria entre várias entidades da comunidade, entre elas o Município de Tavira, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia, o Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia, a Associação Rotinas Selvagens, o Clube Bike Team de Tavira e as famílias locais.
Leia também: Uma das oliveiras mais velhas do país está no Algarve. Saiba onde encontrá-la