Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

Guterres pede para trabalharem em conjunto na retirada de civis. Putin diz concordar [vídeo]

O secretário-geral da ONU está em Moscovo, onde se reuniu com Vladimir Putin.

19:56 26 Abril, 2022 19:57 26 Abril, 2022 | SIC Notícias

O secretário-geral das Nações Unidas encontrou-se, esta terça-feira à tarde, com o Presidente russo Vladimir Putin. Guterres disse que a ONU considera que houve uma invasão e pediu esforços para alcançar a paz.

“Vim a Moscovo com uma abordagem pragmática. Estamos muito preocupados com a situação humanitárias na Ucrânia. A ONU não faz parte das negociações políticas”, começou por dizer António Guterres.

O responsável da ONU sublinhou que a organização considera que “houve uma invasão do território ucraniano”, apesar de reconhecer que não é esse o termo utilizado na Rússia. Mostrou ainda disponibilidade para trabalharem em conjunto para garantir a retirada de civis.

“Estaríamos disponíveis, com o CICV [Comité Internacional da Cruz Vermelha], para alocar os nossos recursos e trabalhar em conjunto com as vossas autoridades, e também com os ucranianos, para garantir que será possível garantir a retirada de civis. Seria um processo mais longo em que existiriam formas mais específicas de cooperação, mas estaríamos muito interessados nisso e com o único objetivo de resolver o sofrimento das pessoas.”

António Guterres refere que se as condições forem criadas para retirar os cidadãos de forma “completamente transparente”, “já ninguém poderia culpar seja quem for por coisas que não acontecem”.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordou com o envolvimento da ONU e da Cruz Vermelha para a retirada de civis, em Mariupol, na Ucrânia.

A informação foi adiantada pelo porta-voz das Nações Unidas depois do encontro de Vladimir Putin com António Guterres.

O secretário-geral da ONU disse claramente que houve uma invasão, pediu cooperação para corredores humanitários efetivos e esforços reais para alcançar a paz.

  • VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Ala dos Namorados com concerto comemorativo no 35º aniversário de elevação de Loulé a cidade
    Ala dos Namorados com concerto comemorativo no 35º aniversário de elevação de Loulé a cidade
  • Apreendidos 4.500 quilos de haxixe em embarcações de alta velocidade a sul de Portugal
    Apreendidos 4.500 quilos de haxixe em embarcações de alta velocidade a sul de Portugal
  • Município de Castro Marim é “Autarquia + Familiarmente Responsável” pela nona vez
    Município de Castro Marim é “Autarquia + Familiarmente Responsável” pela nona vez
  • Beja entra na lista para novo aeroporto de apoio ao de Lisboa [e Faro]. Passam a ser sete as localizações em estudo
    Beja entra na lista para novo aeroporto de apoio ao de Lisboa [e Faro]. Passam a ser sete as localizações em estudo
  • Rei do Carnaval de Loulé é aspirante a geoparque da UNESCO e chama-se Metoposaurus Algarvensis
    Rei do Carnaval de Loulé é aspirante a geoparque da UNESCO e chama-se Metoposaurus Algarvensis

Opinião

  • Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
    Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
  • A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
    A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
  • Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
    Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges

Europe Direct Algarve

  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
    Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
  • Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
    Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve