O Grupo de Apoio aos Toxicodependentes (GRATO), recebeu um donativo da Associação Humana Portugal, ontem, terça-feira, numa cerimónia que decorreu na Câmara de Portimão.
A verba agora entregue representa dez por cento da quantia apurada nos primeiros seis meses de funcionamento dos 14 contentores instalados no final de 2013 em áreas habitacionais do concelho, destinados a receber doações de roupa e calçado usados, na sequência da parceria estabelecida entre a Câmara de Portimão e aquela associação não-governamental sem fins lucrativos.
Entre Dezembro de 2013 e Maio transacto, foram recolhidos 23.256 kg de roupa e calçado usados, em que a contrapartida local foi de 976,75 euros, valor atribuído pelo executivo da Câmara ao GRATO de Portimão.
Segundo a presidente da autarquia local, Isilda Gomes, esta iniciativa representa “mais uma forma de reforçar a solidariedade em Portimão, na expectativa de que os cidadãos sejam capazes de repartir o que têm com os que precisam, pois a luta pelo combate à exclusão social é de todos nós, em prol de uma sociedade mais inclusiva e mais feliz”.
Nos últimos 15 anos, a Humana Portugal tem-se distinguido pela realização de programas de cooperação em Moçambique e Guiné-Bissau, através de recursos obtidos a partir da gestão têxtil de roupa usada, contribuindo este projecto humanitário, que no Algarve abrange toda a região, para o equilíbrio ecológico do planeta, em que o slogan “Our Climate, Our Challenge” é lema.
De referir ainda que as doações dos portugueses, através da Associação Humana Portugal, apoiam projectos de cooperação no âmbito da Humana People to People, em parceria com 32 organizações membros a nível mundial.