É um dos rostos políticos autárquicos mais conhecidos e reconhecidos no Algarve e volta a ser candidato à presidência de Castro Marim.
O médico Francisco Amaral concorre pelo PSD, conhece bem os problemas do concelho, que mistura características de interior e de frente de costa, e quer continuar o trabalho realizado no primeiro mandato.
Requalificar a frente de mar e criar uma praia fluvial em Odeleite estão entre as propostas do candidato social-democrata à autarquia de Castro Marim.
As respostas do candidato às perguntas do POSTAL
POSTAL (P): Quais as razões determinantes para que se candidate à Presidência da Câmara?
Francisco Amaral (FA): Tenho uma obra iniciada que pretendo concluir. Houve um atraso de dois anos no início do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), em todo o país. Algumas das obras por mim projectadas estão agora a iniciar-se. Também passamos por uma grande crise no país e nos tempos iniciais do mandato canalizámos a nossa atenção para auxílio às famílias mais carenciadas.
P: Na sua opinião quais são os problemas fundamentais do concelho?
FA: Abastecimento de água potável às populações. Quando cheguei, 57 povoações eram abastecidas através de fontanários de água não potável;
Estado miserável de muitas estradas e arruamentos;
Desemprego;
Noutros tempos, o município inviabilizou largos milhões de investimentos privados.
P: A sua candidatura é a melhor opção para dirigir os destinos da Câmara porquê?
FA: Tenho uma cultura de proximidade com as populações. Sei e gosto de trabalhar em equipa. Tenho experiência acumulada ao longo de 24 anos de exercício do poder local. Tenho ocupado cargos diversos nas associações de municípios, a nível nacional e regional.
Tenho uma especial aptidão pela ação social e saúde, tendo tomado vários medidas inéditas no país, que mais tarde são replicadas noutros municípios.
P: Quais as grandes propostas diferenciadoras da sua candidatura face às dos restantes candidatos?
FA: Criação de ciclovias. Criação de parques de autocaravanismo. Criação da praia fluvial em Odeleite. Apoio substancial ao investimento privado.
P: As duas primeiras medidas estruturantes a avançar caso vença as eleições, quais serão?
FA: A Criação do parque empresarial e a requalificação da frente mar.