A Fortaleza de Sagres vai promover no domingo a paisagem cultural da região com uma caminhada sensorial e um workshop que irão marcar o início da primavera.
Segundo uma nota de imprensa, às 09:30 de domingo terá início a atividade “Despertar os sentidos com a paisagem”, por Ana Carla Cabrita, uma caminhada sensorial no Promontório de Sagres, para “perspetivar a paisagem como um todo e despertar para as ligações entre seres e elementos”.
O percurso inicia-se no exterior, junto à Praça da República e depois seguirá para o interior da Fortaleza de Sagres procurando o avivar dos sentidos face aos que nos envolve.
A caminhada terá a duração de cerca de três horas e é dirigida a famílias (a partir dos seis anos) com uma lotação máxima de 12 participantes.
A partir das 14:00, a fortaleza promove um workshop de celebração da primavera com técnica simples de impressão, a monotipia. Neste evento orientado por Mara Taquelim, que irá acontecer na sala multiusos da Fortaleza de Sagres, será apresentada uma explicação prévia da técnica a utilizar e feito o enquadramento da sua utilização no contexto da história da arte.
Numa primeira fase os participantes explorarão as diferentes texturas gráficas obtidas pela marca deixada por diversos objetos; numa segunda fase utilizarão as texturas selecionadas na criação de plantas e aves (formas cortadas em stencil).
Na fase final, os participantes cortarão as impressões criadas de forma a serem coladas num pequeno livro-acordeão (Leporello), previamente distribuído por cada elemento.
Cada participante terá ao seu dispor todo o material necessário à criação das suas ilustrações bem como terá a possibilidade de as compilar, originando assim um objeto artístico final.
O evento terá a duração de três horas e tem a lotação máxima de 10 participantes, sendo o público-alvo a partir dos 15 anos.
As atividades são gratuitas, mediante inscrição obrigatória em [email protected] ou através do contacto telefónico 282 620 140.
Leia também: Há novas ofertas educativas na Fortaleza de Sagres