O município de Alcoutim anunciou um novo formato do IX Festival de Caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, que se apresenta este ano como “Caminheiros Experiências na Fronteira”, que acontecerá em dois intervalos de tempo repletos de descobertas e aventuras, nos dias 17, 18 e 19 de agosto e 21, 22 e 23 de setembro.
Com um novo nome e uma nova imagem, Caminheiros é a proposta de transformação do Festival de Caminhadas, expandindo as atividades ao longo do ano para proporcionar momentos únicos de conexão com a natureza, cultura e gastronomia local respeitando os ciclos dos produtos e da região.
O evento, agora conhecido como Caminheiros – Experiências na Fronteira, convida os participantes a explorar os encantos da região, enquanto desfrutam de caminhadas deslumbrantes associadas à boa comida, aos encantos da paisagem, às atividades agro-pastoris, à astronomia, às artes tradicionais e ao simples deixar-se levar.
Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, situados nas margens do Rio Guadiana e com a majestosa Serra do Caldeirão como pano de fundo, oferecem uma variedade de trilhos e caminhos pitorescos que conduzem os visitantes por uma experiência autêntica e enriquecedora. Com uma abundância de património natural, cultural, histórico, gastronômico e etnográfico, a região é um tesouro a ser descoberto.
O novo formato concentra-se em promover a sustentabilidade e a integração com a comunidade local. Ao longo do ano, o festival apresentará caminhadas temáticas que exploram os ciclos dos produtos locais, como queijo, mel e ervas aromáticas, proporcionando uma experiência completa e autêntica.
Os participantes terão a oportunidade de se conectar com os produtores locais, aprender sobre técnicas tradicionais e saborear os sabores únicos da região.
“A nossa intenção é criar um festival de caminhadas que vá além da simples exploração física. Queremos proporcionar aos participantes uma experiência completa, que os conecte com a natureza, a cultura local e os produtos da região”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Paulo Paulino.
As inscrições para o festival estão disponíveis no site oficial do Município.
Leia também: Intervenção artística em Alcoutim sensibiliza para o regresso do lince-ibérico