Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

EUA revelam que centenas de crianças indígenas morreram ao longo de 150 anos em internatos do Governo

Internatos de “assimilação” funcionaram entre 1819 e 1969.

12:02 12 Maio, 2022 12:02 12 Maio, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Os Estados Unidos revelaram na quarta-feira, na sequência de uma investigação, que centenas de crianças indígenas morreram em internatos administrados pelo Governo do país, entre os séculos XIX e XX, e teme-se que possam ser muitas mais.

A secretária do Departamento do Interior, Deb Haaland, divulgou os primeiros resultados da investigação iniciada pela sua divisão sobre os internatos, que funcionavam nos Estados Unidos desde 1819 a 1969.

De acordo com as primeiras conclusões, centenas de crianças morreram nos internatos de “assimilação” espalhados por 37 estados do país – em mais de 408 escolas federais.

O documento explica que muitas das vítimas foram enterradas em locais não marcados, longe dos colonatos das suas tribos.

Até agora, 53 cemitérios foram localizados na rede, mas espera-se que muitos mais sejam encontrados.

CRIANÇAS SUBMETIDAS A TRABALHOS FORÇADOS E PROIBIDAS DE FALAR A PRÓPRIA LÍNGUA

Refere ainda que em muitas ocasiões os reclusos – na sua maioria crianças – foram submetidos a trabalhos forçados e educados ao estilo militar ou foram proibidos, sob ameaça de castigos duros, de falar a sua própria língua ou praticar a sua religião.

“Venho de ancestrais que sobreviveram aos horrores das políticas de assimilação realizadas pelo próprio departamento que agora lidero. Agora, podemos ajudar no esforço de trazer de volta a história sombria dessas instituições que perseguiram nossas famílias por tanto tempo”, disse Deb Haaland, que é a primeira mulher indígena a fazer parte do Gabinete dos Estados Unidos.

A secretária do Departamento do Interior salientou que as consequências desse sistema e o “trauma intergeracional” que provocou são “inegáveis e de partir o coração”.

Deb Haaland prometeu que o seu departamento vai continuar a recolher evidências dessa assimilação forçada e garantiu que o seu objetivo não é apenas dar voz aos sobreviventes desse sistema, mas também tomar medidas para que o legado indígena possa “crescer e curar”.

NO CANADÁ FORAM ENCONTRADAS 1.275 SEPULTURAS NÃO IDENTIFICADAS

Por seu lado, o subsecretário responsável por Assuntos Indígenas, Bryan Newland, destacou que o relatório abre a oportunidade de reorientar as políticas federais para revitalizar as práticas culturais e linguísticas que o Governo norte-americano tentou destruir durante dois séculos.

Com este relatório, os Estados Unidos deram um primeiro passo numa questão que está no centro da vida política no Canadá há mais de um ano.

Nos internatos de assimilação do país vizinho, que funcionaram até 1997, foram encontradas até hoje 1.275 sepulturas não identificadas.

Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Taça de Portugal de Futsal: Albufeira defronta Sporting e o Benfica o Candoso
    Taça de Portugal de Futsal: Albufeira defronta Sporting e o Benfica o Candoso
  • Insolvências de empresas caem 5,7% em janeiro e constituições sobem 2,8%. No distrito de Faro insolvências aumentaram 157%
    Insolvências de empresas caem 5,7% em janeiro e constituições sobem 2,8%. No distrito de Faro insolvências aumentaram 157%
  • INE revela que apenas um em cada quatro alojamentos está adequado ao número de residentes
    INE revela que apenas um em cada quatro alojamentos está adequado ao número de residentes
  • Atropelamentos aumentaram quase 23% até outubro do ano passado. Faro é o segundo distrito com mais acidentes
    Atropelamentos aumentaram quase 23% até outubro do ano passado. Faro é o segundo distrito com mais acidentes
  • Poemas e canções de José Afonso por Orlando Almeida & Convidados na Casa Álvaro de Campos em Tavira
    Poemas e canções de José Afonso por Orlando Almeida & Convidados na Casa Álvaro de Campos em Tavira

Opinião

  • O essencial sobre a azia e a doença do refluxo gastroesofágico | Por Mário Beja Santos
    O essencial sobre a azia e a doença do refluxo gastroesofágico | Por Mário Beja Santos
  • Leitura da Semana: Perder o Paraíso, de Lucy Jones | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Perder o Paraíso, de Lucy Jones | Por Paulo Serra
  • Ninguém vai para a política de forma forçada. Ao fazê-lo, existem incómodos e exposições dolorosas da vida privada e deve aceitá-las | Por Mendes Bota
    Ninguém vai para a política de forma forçada. Ao fazê-lo, existem incómodos e exposições dolorosas da vida privada e deve aceitá-las | Por Mendes Bota
  • A Vinha, o Vinho e o Turismo | Por Elidérico Viegas
    A Vinha, o Vinho e o Turismo | Por Elidérico Viegas

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve