Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

EUA apresentam novo bombardeiro nuclear furtivo. Detalhes e custo mantém-se confidenciais [vídeo]

O bombardeiro B-21 Raider foi concebido para “enfrentar ameaças muito mais complicadas”, como da China e da Rússia.

15:41 5 Dezembro, 2022 15:41 5 Dezembro, 2022 | POSTAL

A Força Aérea dos Estados Unidos apresentou o mais novo bombardeiro nuclear furtivo, como parte da resposta do Pentágono às crescentes preocupações sobre um futuro conflito com a China. O B-21 Raider é o primeiro bombardeiro norte-americano a ser exibido em mais de 30 anos.

“Precisávamos de um novo bombardeiro para o século XXI que nos permitisse enfrentar ameaças muito mais complicadas, como as ameaças que tememos um dia enfrentar da China e da Rússia”, disse a secretária da Força Aérea norte-americana, Deborah Lee James, quando o B-21 Raider foi anunciado em 2015.

“O B-21 tem mais capacidade de sobrevivência e pode enfrentar essas ameaças muito difíceis”, acrescentou na ocasião.

Quase todos os pormenores do programa são confidenciais.

Antes da sua apresentação numa instalação da Força Aérea em Palmdale, Califórnia, apenas as representações artísticas do avião de guerra haviam sido divulgadas. As imagens revelam que o Raider se assemelha ao bombardeiro furtivo nuclear preto que substituirá, o B-2 Spirit.

O bombardeiro faz parte dos esforços do Pentágono para modernizar todas os três setores da sua tríade nuclear, que inclui mísseis balísticos nucleares em silos e ogivas lançadas por submarinos, para atender à rápida modernização militar da China.

A China está a caminho de ter 1.500 armas nucleares até 2035, e os proveitos em hipersónica, guerra cibernética, capacidades espaciais e outras áreas apresentam “o desafio mais consequente e sistémico para a segurança nacional dos Estados Unidos e o sistema internacional livre e aberto”, adiantou o Pentágono esta semana no seu relatório anual sobre a China.

Atualmente, encontram-se seis B-21 Raiders em produção.

A Força Aérea Norte-Americana planeia construir 100 que podem implantar armas nucleares ou bombas convencionais e podem ser usadas com ou sem tripulação humana.

O custo dos bombardeiros é desconhecido.

No entanto, a Força Aérea dos Estados Unidos estabeleceu, em 2010, o preço para a compra de 100 aeronaves a custo médio de 550 milhões de dólares (cerca de 475 milhões de euros) cada – cerca de 753 milhões de dólares (cerca de 715 milhões de euros) hoje – mas não é claro quanto está a ser gasto.

Apresentação do bombardeiro nuclear B-21 Raider

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Farense: Pedro Henrique colocou o São Luís em festa aos 90’+2
    Farense: Pedro Henrique colocou o São Luís em festa aos 90’+2
  • Farense rescinde unilateralmente com Vasco Faísca uma hora antes de jogo com Estrela da Amadora
    Farense rescinde unilateralmente com Vasco Faísca uma hora antes de jogo com Estrela da Amadora
  • Vila Real de Santo António abre as portas ao Open Internacional de Ténis, prova que marca o regresso dos grandes eventos desportivos
    Vila Real de Santo António abre as portas ao Open Internacional de Ténis, prova que marca o regresso dos grandes eventos desportivos
  • Silves: “Conferência Laranja XXI” reúne especialistas para debater a citricultura
    Silves: “Conferência Laranja XXI” reúne especialistas para debater a citricultura
  • Portimão: Município assina protocolos com instituições sociais para reforçar apoio alimentar
    Portimão: Município assina protocolos com instituições sociais para reforçar apoio alimentar

Opinião

  • Fábrica Júdice Fialho de Ferragudo, Lagoa | Por Luís de Menezes
    Fábrica Júdice Fialho de Ferragudo, Lagoa | Por Luís de Menezes
  • Língua Portuguesa, antigos e novos caminhos | Por Jorge Queiroz
    Língua Portuguesa, antigos e novos caminhos | Por Jorge Queiroz
  • A inteligência artificial promete destabilizar o mundo da fotografia e da arte | Por Mauro Rodrigues
    A inteligência artificial promete destabilizar o mundo da fotografia e da arte | Por Mauro Rodrigues
  • O Algarve de Costa-a-Costa: Ouro sobre Azul na Igreja de São Lourenço de Almancil | Por Paulo Larcher
    O Algarve de Costa-a-Costa: Ouro sobre Azul na Igreja de São Lourenço de Almancil | Por Paulo Larcher
  • A Purga | Por Maria João Neves
    A Purga | Por Maria João Neves
  • O Segundo Coração, de Bruno Vieira Amaral | Por Paulo Serra
    O Segundo Coração, de Bruno Vieira Amaral | Por Paulo Serra
  • Como tem evoluído a abordagem da figura humana nas artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus
    Como tem evoluído a abordagem da figura humana nas artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus
  • Portugal, uma retrospectiva: 2022-1910, com direcção de Rui Tavares | Por Paulo Serra
    Portugal, uma retrospectiva: 2022-1910, com direcção de Rui Tavares | Por Paulo Serra

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve