Questão:
“Qual é a importância da etiqueta energética nos aparelhos eléctricos?”
A DECO responde…
A etiqueta é a forma mais prática de descobrir, antes da compra, quais os equipamentos mais eficientes e com menores consumos. Daí que tenha vindo a aumentar a quantidade de aparelhos que a têm de apresentar.
Os mais recentes são os equipamentos para aquecimento da água e do ambiente. Desde Setembro de 2015 que esquentadores, termoacumuladores, e aparelhos de ar condicionado, entre outros, têm de apresentar a etiqueta energética. Esta é obrigatória tanto para produtos, como para sistemas constituídos por diferentes equipamentos.
Através de letras, cores e números, a etiqueta energética ajuda o consumidor a comparar diferentes aparelhos. Mas, para que tal aconteça, é preciso que os modelos expostos nas lojas tenham a respectiva etiqueta.
A emissão da etiqueta energética dos aparelhos é da responsabilidade dos fabricantes, mas cabe às lojas assegurar que aquela está presente em cada modelo exposto, o que nem sempre acontece.
Através da nossa análise, verificámos que, passado um ano da entrada em vigor dos regulamentos que obrigam as lojas a exibir a referida etiqueta nos aparelhos de aquecimento de água e do ar, ainda encontramos muitas lojas que não cumprem as regras.
O consumidor sai, assim, prejudicado já que terá dificuldade em comparar a eficiência dos equipamentos, de modo a escolher o que lhe permite poupar mais energia.
Assim, quando encontraram equipamentos em exposição sem etiqueta energética, os consumidores devem exigi-la ao vendedor. Como aquela é um meio útil de comparar aparelhos da mesma categoria e descobrir quais são mais eficientes, na altura da compra devem consultá-la. Os consumidores nunca devem optar por produtos cujo desempenho energético desconheçam. Escolher, por exemplo, um aquecedor de água eficiente contribui de forma significativa para a redução da factura energética.