O Algarve é conhecido sobretudo pelo marisco e a vila piscatória de Santa Luzia é considerada a capital do polvo, no entanto, a gastronomia algarvia não vem apenas do mar e da ria. É que na região sul há uma vila que é conhecida como a capital do frango assado e enquanto uns vão até lá para frequentar o parque temático Zoomarine, outros preferem sentar-se à mesa de um restaurante para comer o famoso frango da Guia.
Se procurar Guia no mapa irá deparar-se com uma pequena localidade no concelho de Cascais, em Lisboa, mas irá encontrar também uma vila com o mesmo nome no município de Albufeira. Foi nesta última que nasceu o famoso frango da Guia, que hoje pode comer em qualquer restaurante tradicional de norte a sul do país. De qualquer forma, a vila da Guia será para sempre conhecida como a capital do frango assado.
A vila da Guia fica bem perto da N125, entre Ferreiras e Alcantarilha. Avança o Correio da Manhã que o frango da Guia é uma criação de José Carlos Ramires, sapateiro de profissão, mas que decidiu abrir um pequeno café na freguesia da Guia, cujo nome correspondia ao seu apelido. Ali serviam-se petiscos, conservas e presunto, para além do frango de churrasco, cuja receita era oriunda do Ultramar.
Estávamos em 1964 quando o frango da Guia começou a ser servido nas mesas do café Ramires e, com o tempo, o lugar de José Carlos foi tomado pela sua filha, Noélia. O frango da Guia quer-se pequeno e no que diz respeito à receita, pouco se sabe. O crítico Ricardo Dias Felener escreve no site da DECO que apenas existe consenso relativamente a cinco ingredientes: “alho, limão, orégãos, óleo e um golpe de uma bebida alcoólica, que pode ser uísque, brandy ou até brandymel”.
Leia também: Estas três aldeias algarvias resistiram ao turismo de massas