Associações e grupos promotores de escalada organizaram para o próximo sábado, entre as 10:00 e as 18:00, uma ação de limpeza junto à Fortaleza do Beliche, em Sagres, para remover o lixo acumulado no topo de algumas arribas.
O objetivo primordial desta ação “é juntar a comunidade de escaladores com as entidades públicas e privadas, as associações locais e o público em geral numa ação conjunta para remoção do muito lixo acumulado no topo de algumas das arribas mais emblemáticas de Sagres, onde se pratica a escalada em rocha”, explicam os organizadores.
É também objetivo “a sensibilização de todos os envolvidos para os benefícios da escalada não só como motor de desenvolvimento para a economia local mas também para a preservação do meio natural e para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável dos seus cidadãos”.
Está previsto um almoço-convívio, entre as 13:30 e as 15:00, no qual o artista plástico Xicogaivota irá marcar presença e criar, a partir do lixo recolhido, uma peça artística.
As inscrições podem ser feitas através do formulário disponível aqui ou pelo e-mail vertigoclube@gmail.com.
Esta ação é uma iniciativa do Clube de Escalada Vertigo co-organizada em parceria com o Vertical – Núcleo de Escalada da ADR, a AMEA – Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve, o SAFE – Aventuras Verticais e a Yupik Outdoor Store.
Conta com o apoio do Município de Vila do Bispo, o artista Xicogaivota, a Federação Portuguesa de Escalada de Competição e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e tem patrocínio do Vertigo Rocódromo Lisboa.
Leia também: Mais de 1.000 vão a Sagres observar a migração outonal das aves