Não há melhor maneira de descrever o SummerCemp que como uma bolha. Uma bolha impecavelmente construída, planeada e cuidada onde, desde o primeiro minuto, cada momento é extremamente intenso, envolvente, cativante e incansável. E é que o SummerCemp nos tira da nossa realidade, de tal forma, que abre diante dos nossos olhos um horizonte que contempla um projeto muito maior do que tu e do que eu. É um projeto para todos nós. É unidade e é força. É o Projeto Europeu.
Durante 4 dias, cada segundo conta, porque não se trata de uma escola de verão onde se assiste apenas para ouvir e aprender. Nem sequer se trata dos conhecimentos políticos, científicos, tecnológicos ou industriais, e vai muito além dos cargos, hierarquias e títulos. O SummerCemp é sobre as pessoas, as suas histórias e experiências, sobre a simplicidade que existe em cada um de nós e o impacto que todos podemos ter ao partilhar as nossas ideologias e opiniões com os outros.
O SummerCemp torna-se inspirador pelos seus integrantes: participantes, oradores, organizadores, mediadores e facilitadores, pois cada membro que faz parte desta bolha é importante e contribui para enriquecer a experiência.
No fim, no SummerCemp percebemos que a Europa não é um projeto alheio a nós. Pelo contrário, a Europa somos todos, são as nossas decisões e ações, são os nossos contributos e empenhos, é o nosso trabalho, são as nossas famílias e é a nossa vida. A Europa é aqui e agora e cada um de nós pode fazer a diferença sem ter de estar em Bruxelas.
No entanto, o desafio não é o SummerCemp, o desafio é o que acontece depois, quando temos que voltar ao nosso quotidiano com esta vontade insaciável de transmitir tudo aquilo que levamos connosco depois daqueles 4 dias. Sentimos a necessidade de querer divulgar, em voz bem alta, estas ideias para que cada pessoa da nossa comunidade possa ouvi-las e queira, esperançosamente, fazer um compromisso com a Europa como aquele que nós fizemos. Porém, de volta à sociedade, o nível de aceitação quando se fala em questões políticas não é o mesmo e cada pessoa está tão imersa na sua própria realidade que não possuem a disposição para abrir-se às novas possibilidades.
Então, é aqui que começa a nossa verdadeira missão como embaixadores destes ideais, pois agora temos que aceitar o desafio e nos preparar para, através do exemplo, inspirar mais pessoas a quererem fazer parte deste projeto que nos pertence e que, no fim de cada dia, nos traz a liberdade e a certeza de que, amanhã, muitas mais oportunidades para uma melhor vida estarão a aguardar.
Sobre a autora do artigo
Diana Vieira foi estudante da Universidade do Algarve. Nasceu em 1999 na Venezuela, de pais portugueses. Desde os 7 anos e durante 10 anos tocou violino enquanto esteve na Venezuela. Também frequentou três anos da licenciatura de Direito até vir para Portugal. Em 2019, pela crise económica, social e política do país teve de fugir.
Em Portugal trabalhou na hotelaria e estudou ao mesmo tempo para conseguir concluir a sua licenciatura em Turismo.
Atualmente, trabalha como gestora de alojamento local enquanto está a estagiar no departamento de reservas do Pine Cliffs Resort.
Em janeiro deste ano ganhou o prémio “A União Europeia na minha vida” com um relatório que fala sobre a migração desde uma perspetiva mais real e humana e não desde o ponto de vista político-económico.
Summercemp23: https://portugal.representation.ec.europa.eu/summer-cemp-2023_pt
******
Europa em vídeos: Ainda não conheces o SummerCEmp 2023? https://www.instagram.com/reel/CwlNJdsso03/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Leia também: Feira das línguas em Albufeira celebra a diversidade linguística e cultural na Europa
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram