Portugal é sempre uma opção a considerar para quem está a planear umas férias de inverno. O país não apenas desfruta de uma merecida reputação pelo seu clima surpreendente, com quase todos os dias de sol ao longo do ano, mas também oferece uma opção amigável para diversos orçamentos. O inverno emerge como a melhor época para evitar as filas turísticas nas atrações e monumentos mais concorridos. Existem vários destinos a considerar durante as visitas nos meses mais frios do ano. Conheça agora os 14 melhores destinos para esta época do ano segundo o Portugal de norte a sul.
Tavira
Tavira, situada no lado oriental do Algarve, é uma cidade costeira relaxante, histórica e encantadora, sempre acolhedora, especialmente para aqueles que procuram as praias do Algarve sem as multidões. Visitar durante o inverno aumenta a probabilidade de desfrutar de praias semi-isoladas. O clima é um bónus, ideal para caminhadas ao longo da orla marítima.
Lagos
Lagos, caracterizada por falésias multicoloridas e formações rochosas que emergem da água, é uma das cidades mais bonitas do Algarve e, por conseguinte, um dos destinos mais populares no verão. No entanto, durante o inverno, Lagos torna-se consideravelmente mais tranquila, tornando janeiro e fevereiro momentos ideais para apreciar as falésias, cavernas e a costa sem a agitação turística.
Alentejo
A região do Alentejo está a tornar-se no próximo ponto de referência, discretamente desviando alguma atenção do Algarve. Tranquilo e rústico, com beleza selvagem e natural, oferece uma mudança em relação aos resorts vistosos do sul. No coração do Alentejo, dias suaves e soalheiros podem ser passados entre carvalhos e sobreiros, enquanto se desfruta do vinho local e da comida caseira. A costa, por outro lado, abriga praias encantadoras, sendo o inverno adequado para longas caminhadas e degustação de pratos tradicionais de frutos do mar à beira-mar.
Lisboa
No mês que antecede o Natal, Lisboa transforma-se numa cidade mágica, com ruas impregnadas com o aroma de castanhas assadas e a cintilação de luzes. Após a temporada festiva, os meses de janeiro e fevereiro veem a menor afluência turística à capital, refletida em filas mais curtas nas várias atrações, como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Elevador de Santa Justa. É também uma excelente altura para apanhar o comboio do Rossio até Sintra para explorar palácios e castelos, além de degustar doces locais em cafés típicos.
Serra da Estrela
Não é amplamente conhecido, mas Portugal tem uma estação de esqui. Visitar no inverno proporciona a oportunidade de explorar uma região rústica e remota, lar do pico mais alto de Portugal continental e de algumas das poucas áreas que recebem neve. Caminhar pela Serra da Estrela pode ser desafiador devido à geada e ao gelo, mas é uma época excelente para explorar aldeias históricas durante um fim de semana de esqui.
Aveiro
Não é necessário viajar até Itália para experienciar passeios românticos de gôndola; Aveiro é apelidada de “Veneza de Portugal”. Mais silenciosa do que Veneza, é possivelmente mais colorida, com barcos pintados e edifícios vibrantes a caracterizar a cidade.
Porto
Embora o clima seja mais frio, cinzento e chuvoso, não deixe que isso o impeça de visitar o Porto, uma cidade que parece feita para o inverno. O bairro da Ribeira, cheio de história e listado como Património da Humanidade pela UNESCO, oferece igrejas, miradouros e tesouros arquitetónicos. Visitar durante a entressafra permite explorar pontos turísticos sem multidões, seguido de uma experiência culinária local em restaurantes respeitados, com uma variedade de sopas, ensopados, peixes e a famosa francesinha, acompanhados por um vinho local.
Guimarães
Os amantes da história não devem deixar o norte de Portugal sem visitar o local onde as origens do país começaram. Lar do primeiro rei de Portugal, o Castelo de Guimarães é o lugar onde a primeira família real residiu, com muitas outras estruturas medievais entre ruas, igrejas e monumentos naturais. Ao explorar Guimarães, os visitantes sentir-se-ão transportados através do tempo.
Braga
Imersa numa atmosfera histórica e espiritual e reconhecida como um centro jovem, Braga é uma cidade antiga com muitos atributos modernos. O centro, repleto de cafés, atrai estudantes da universidade próxima para socializar, enquanto os turistas apreciam o famoso Bom Jesus do Monte e a catedral mais antiga do país.
Viana do Castelo
Um pouco mais a norte de Esposende, encontra-se Viana do Castelo, uma cidade de praia maior. Listada como uma das cidades mais visualmente atraentes de Portugal, alberga um centro medieval e belas praias. O Templo-Monumento de Santa Luzia, marco da cidade, merece uma visita. Como porto de pesca, é também um excelente local para degustar frutos do mar.
Vale do Douro
Uma viagem ao longo do rio, seja de ferry ou de carro, pelo Vale do Douro é uma experiência inesquecível. As vinhas em socalcos e colinas verdes são algumas das vistas mais belas de Portugal. Este é um dos melhores locais para degustação de vinhos. Existem duas rotas principais que podem ser exploradas.
Parque Nacional da Peneda-Gerês
Se aprecia a natureza, caminhadas e a descoberta de vestígios medievais esquecidos há muito tempo, uma visita ao único parque nacional de Portugal é imperdível. Localizado nos distritos de Viana do Castelo e Braga, é fácil de incorporar no itinerário.
Açores
Este paraíso verdejante e montanhoso no meio do Oceano Atlântico seria uma pena perder ao visitar Portugal, especialmente porque um voo de Lisboa é a forma mais fácil de lá chegar. O arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas, desde a maior (São Miguel) até à mais pequena (Corvo). Oferece paisagens naturais incríveis, como piscinas geotérmicas naturais, o pico mais alto do país, inúmeras cachoeiras e algumas das praias mais bonitas de Portugal. É também um local fantástico para saborear deliciosos frutos do mar, ananases cultivados localmente e pratos de carne incríveis.
Madeira
A Madeira pode ser uma ilha, mas muitos argumentam que o inverno é a melhor época para a visitar. Após dezembro, perde a agitação turística, mas o clima oceânico subtropical mantém as temperaturas do ar amenas, permitindo desfrutar de atividades populares em janeiro e fevereiro. É também a melhor época para o surf em Portugal, especialmente na ilha da Madeira. As festividades da Véspera de Ano Novo, com espetaculares fogos de artifício ao longo da costa, são uma das experiências marcantes do inverno.
Leia também: Conheça a praia algarvia que já foi eleita a melhor da Europa