O alerta é dado pelo veterinário Matt McGlasson, dos Estados Unidos, com mais de 240 mil seguidores no Instagram, lançou um alerta sobre um perigo mortal para o seu cão que muitas donos costumam ter na mala ou mochila do dia-a-dia.
Num vídeo partilhado no TikTok, McGlasson revela que as pastilhas sem açúcar contêm xilitol, uma substância que pode ser fatal para os animais, mesmo em pequenas quantidades.
Como nos conta o Daily Mail, citado pela Magg, veterinário destaca que o xilitol, embora seguro para humanos, é tóxico para cães, podendo ser fatal. Marcas comuns que produzem pastilhas contendo xilitol incluem Trident, Extra e Mentos.
“Mantenha os seus animais de estimação seguros. Nada de pastilhas elásticas para cachorros”, afirma McGlasson no vídeo, reforçando na descrição que as pastilhas elásticas são “muito perigosas” para os cães.
O xilitol, frequentemente utilizado como substituto do açúcar, pode levar a uma libertação anormal de insulina nos cães, resultando em uma diminuição da pressão sanguínea para níveis perigosos e eventual insuficiência hepática, que pode ocorrer entre 10 a 60 minutos após a ingestão.
“Esta libertação faz com que a pressão sanguínea do cão diminua para níveis insuportáveis, o que irá causar uma insuficiência hepática ao fim de um período que pode ir dos 10 aos 60 minutos”, revelou ao VCA Animal Hospital.
É crucial estar atento a sinais de possível envenenamento, como vómitos, fraqueza, falta de coordenação, tremores, convulsões e coma, caso suspeite que o seu cão tenha ingerido ou roído uma pastilha com xilitol.
Este alerta serve como lembrete para os donos de animais de estimação sobre os potenciais perigos escondidos em objetos aparentemente inofensivos do quotidiano. A prevenção e agir rapidamente em caso de suspeita de envenenamento são fundamentais para garantir a saúde e segurança dos nossos amigos de quatro patas.
Leia também: Ganhou 120 mil euros no primeiro EuroDreams e foi dado como morto