Embora o frigorífico seja frequentemente visto como o refúgio seguro para a conservação de alimentos, há uma lista de ingredientes que podem perder qualidade e até estragar-se se guardados nesse local. O site Tom’s Guide, citado pelo Notícias ao Minuto, partilhou uma lista de alimentos que devem ser armazenados fora do frigorífico para garantir uma maior durabilidade e preservação das suas características originais.
- Pão: Guardar pão no frigorífico pode resultar numa textura seca e dura. É melhor optar por recipientes herméticos ou no pão.
- Batatas Cruas: O ambiente frio do frigorífico pode converter o amido das batatas em açúcares, alterando o sabor e a textura. Guarde-as num local fresco e escuro.
- Tomates: Tomates perdem o sabor e a textura no frio. Deixe-os à temperatura ambiente para manter a qualidade.
- Mel: O mel pode cristalizar quando guardado no frio. Armazene-o num local escuro e seco para manter a sua consistência líquida.
- Abacate: Se não estiver maduro, o abacate não amadurecerá adequadamente no frigorífico. Deixe-o fora até amadurecer e, depois, pode refrigerar se necessário.
- Melancia Inteira: A melancia mantém-se melhor fora do frigorífico até ser cortada. Depois, guarde as partes não consumidas no frio.
- Cabeças de Alho: O frigorífico pode fazer com que o alho brote mais rápido. Guarde as cabeças em local seco e arejado.
- Morangos: Morangos podem tornar-se moles e perder sabor. Armazene-os no frio apenas após lavar e secar.
- Cebolas: O frigorífico pode criar humidade, levando as cebolas a apodrecer. Guarde-as num local fresco e seco.
- Café: O café absorve odores do frigorífico e perde sabor. Guarde-o num recipiente hermético num local fresco.
- Ervas Frescas: Ervas frescas podem desenvolver mofo no frigorífico. Coloque-as num copo com água e cubra com um saco plástico.
- Bananas: O frio pode acelerar o escurecimento das bananas. Mantenha-as à temperatura ambiente até estarem maduras.
- Chocolate: O chocolate pode desenvolver uma camada esbranquiçada. Guarde-o num local fresco e escuro para manter a qualidade.
Reconsiderar os métodos de armazenamento destes alimentos pode prolongar a sua frescura e sabor. Optar por locais adequados para cada ingrediente é a chave para uma conservação eficaz.
Leia também: Conheça a praia que fica entre o Algarve e o Alentejo e que é uma das 7 maravilhas de Portugal